RPPN Reserva Menino Deus

DESCRIÇÃO

A Reserva abriga uma imponente floresta urbana, parcialmente em estágio avançado de regeneração (sucessão natural ecológica), constituída por remanescentes nativos da Floresta Atlântica na área central da cidade de Florianópolis, situando-se junto ao Hospital de Caridade no Maciço do Morro da Cruz (MMC). É conhecida localmente como “Mata do Caridade”, constituindo uma das mais importantes áreas de ocorrência de Floresta Ombrófila Densa ainda preservadas no centro histórico da Ilha de Santa Catarina, em contigüidade com áreas ainda florestadas desse maciço, a serem abrangidas pelo recém criado, porém não implementado, Parque Urbano do Morro da Cruz (Lei Municipal No. 6893, de 08/12/2005).

Apresenta um relevante interesse pela sua biodiversidade e por localizar-se em Área de Preservação Permanente (APP), com alta declividade, abrigando diversas nascentes.

Durante mais de um século, essa área foi de grande importância para manutenção dos serviços do Hospital de Caridade, fornecendo lenha para suas caldeiras e fogões, bem como outros insumos (hortaliças, frutas, café, leite, suínos…), além da pureza do ar e da vista privilegiada.

ATIVIDADES

A RPPN está cumprindo sua função de preservar os remanescentes florestais do bioma de Mata Atlântica e ser utilizada para pesquisa, atualmente com o projeto: Manejo e recuperação de áreas degradadas da Floresta do Hospital de Caridade – RPPN Menino Deus, Florianópolis, SC, um sistema florestal urbano, coordenado pelo Laboratório de Análise Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina; um dos objetivos deste projeto é promover atividades de educação ambiental junto às escolas e comunidades do entorno da Reserva.



Localização

Florianópolis

Área

16 ha

Criação

Proprietário

Irmandade Sr. J. Passos Hospital de Caridade

Contato

Telefone: (48) 3221-7550 3223-3571
E-mail: ijordan@bol.com.br
Endereço: R. Menino de Deus, 376 - 88020-210 - Florianópolis (SC)