Arquivos da categoria: Notícias

WhatsApp Image 2021-07-31 at 21.51.52

Inauguração do Centro de Interpretação da Natureza da RPPN Chácara Edith

A RPPN Chácara Edith em Brusque/SC ao completar 20 anos, inaugurou sua nova sede, o CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA NATUREZA! Um moderna e linda obra feita em prol da biodiversidade!

A inauguração foi realizada no dia 31 de julho de 2021, por ocasião da Assembleia Geral da RPPN Catarinense que ocorreu no auditório do centro. Um obra exemplar, um verdadeiro legado para a cidade de Brusque, “local de acesso gratuito voltado para a educação ambiental e pesquisa qualificada”, conforme o texto escrito pela idealizadora Anette Hoffmann. No texto apresentado por Larissa Moreli, a Sra. Anette destaca a a participação e o empenho do Sr. Moreli e Sra. Ligia no sentido de concretizar esse sonho e assim, dar à reserva uma destinação social. Também destacou a participação do arquiteto Marcelo Guarnieri na elaboração do projeto, uma obra totalmente sustentável.

“O Centro de Interpretação da Natureza foi pensado através de um sentimento de colaborar com um ideal de preparar as gerações futuras para, pelo conhecimento, preservar o meio ambiente. A sede possui espaços concebidos para atividades diversas, como laboratório de pesquisa, biblioteca e alojamento na ala direita da construção. No centro e na ala esquerda do prédio, há dois espaços destinados para atividades em grupo como reuniões, aulas e palestras. O espaço maior é ocupado pelo auditório, equipado para eventos formais. Há também um espaço aberto e rebaixado no centro do prédio, pensado para permitir uma atuação mais participativa de todos à maneira de muitos teatros modernos.

O destaque vai para a Área Expositiva, que pretende acolher mostras de arte, com foco em artistas cujo trabalho dialogue com temas voltados para a natureza. No momento a área está ocupada por uma exposição de obras de artistas brasileiros modernos e contemporâneos. Um lugar especial é reservado a uma escultura em bronze de São Francisco de Assis, de autoria de Bruno Giorgi.”  Anette Hoffman

Para a RPPN Catarinense essa obra representa todo o esforço das reservas privadas em prol da preservação ambiental. Mais um importante legado das RPPNs Catarinenses que juntas preservam, educam e contribuem para o futuro da humanidade. PARABÉNS AOS PROPRIETÁRIOS DA RPPN CHÁCARA EDITH!

WhatsApp Image 2021-07-31 at 21.51.52WhatsApp Image 2021-07-31 at 21.22.00(2)WhatsApp Image 2021-08-04 at 17.02.05WhatsApp Image 2021-08-04 at 17.02.09(1)WhatsApp Image 2021-08-04 at 17.02.04(2)WhatsApp Image 2021-08-04 at 17.02.04(3)

WhatsApp Image 2021-08-04 at 17.01.59(2)

Assembleia Geral e Eleição da RPPN Catarinense

A RPPN Catarinense realizou no dia 31 de julho, sua Assembleia Geral e Eleição para a gestão 2021/2023, na sede da RPPN Chácara Edith em Brusque/SC. Na ocasião também ocorreu a Inauguração do Centro de Interpretação da Natureza, nova sede da RPPN Chácara Edith, um amplo e lindo espaço com auditório, laboratório, biblioteca,  alojamento para pesquisadores, museu expositivo e salas para educação ambiental. Continue lendo

2

Polícia Ambiental e RPPN Caraguatá realizam operação de combate à caça ilegal

Polícia Ambiental e RPPN Caraguatá realizam operação de combate à caça ilegal

A Policia Ambiental sob o comando do Tenente Coronel Marledo Egídio Costa juntamente com a equipe da RPPN Caraguatá realizaram no último dia 16/07/2020 operação de combate a caça ilegal, foram realizadas incursões com caminhadas nas trilhas no interior da reserva e com policiamento montado a cavalo.

Também foi desempenhada patrulha motorizada em Bases de apoio no entorno da RPPN Caraguatá afim de coibir e identificar criminosos que rondam as estremas da unidade de conservação. A operação contou com 4 viaturas da Polícia Ambiental, 1 da RPPN Caraguatá e um contingente de 15 policiais.

O policiamento ambiental ostensivo é uma prática constante na RPPN Caraguatá sendo uma força voltada à proteção da natureza indispensável para a preservação.

A RPPN Caraguatá é um dos últimos e mais bem conservados remanescentes de Mata Atlântica do Estado de Santa Catarina, sendo a proteção da fauna silvestre um de seus principais objetivos de criação. A caça e a captura de animais silvestres são crimes punidos através da Lei 9.605/98.

1 5
4 3

 

20200131_130635

Reunião no ICMBio-CR9 em comemoração ao Dia Nacional das RPPN

No dia 31 de janeiro de 2020, Dia Nacional das RPPN, a RPPN Catarinense participou a convite  do ICMBio, de uma reunião na sede da Coordenação Regional em Florianópolis,  para discutir questões importantes relacionadas às Reservas Particulares no estado de Santa Catarina. Continue lendo

RPPN Emílio Battistella

31 de Janeiro – Dia Nacional das RPPN

RPPN Florescer20150516_102827 Cachoeiracharão IMG_9792RPPN Leão da Montanha
RPPN Serra do Lucindo 6DSCN1354 RPPN Morro dos Zimbros 1 cattleya leopoldiiRPPN Emílio Battistella RPPN Papagaios de Altitude - PumaIMG_864022S (2)

Hoje comemoramos o Dia Nacional das RPPN, e para isso deixamos aqui um pouco de nossas paisagens, florestas, cachoeiras, flora e fauna.

A RPPN Catarinense parabeniza à todos os proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural por essa data tão especial. 

A biodiversidade de nossas reservas enche os olhos e impressiona qualquer um. As RPPN de Santa Catarina além de lindas e exuberantes, são exemplos de preservação ambiental.

1jpeg

Seminário Restauração Ecológica em Santa Catarina

A RPPN Catarinense participou nesta terça-feira (17/09), do Seminário Restauração Ecológica em Santa Catarina, realizado pelo Ibama, em parceria com o Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realiza no dia 17 de setembro, em Florianópolis, o Seminário “Restauração Ecológica em Santa Catarina: como participar de Chamamento do Ibama?”.

O evento apresentou informações detalhadas e promoveu debates sobre o Chamamento Ibama n° 02/2018, que receberá até 16 de novembro deste ano propostas de projetos para a prestação de serviços ambientais relacionados à restauração ecológica de áreas degradadas em diversas localidades de Santa Catarina.

O Chamamento tem ainda o apoio do Projeto Mata Atlântica, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Mais informações sobre o Chamamento Ibama n° 02/2018: https://www.ibama.gov.br/conversao-multas-ambientais#chamamento-publico-2

Fonte: IBAMA.GOV.BR 2jpeg IsaacjpegAdemir Reis

IMG-20190812-WA0023[1]

Assembleia Geral e Eleição na RPPNE Complexo Serra da Farofa

A RPPN Catarinense realizou sua Assembleia Geral e Eleição para a gestão 2019/2021, nesta sexta-feira, 09 de agosto de 2019, no Centro de Interpretação da Natureza, da RPPNE Complexo Serra da Farofa, de propriedade da Klabin S/A , localizada no município de Painel/SC. Continue lendo

índice

Reunião Ordinária de Diretoria da RPPN Catarinense

A RPPN Catarinense realizou no sábado dia 01 de dezembro a Reunião Ordinária de Diretoria, na RPPN Normando Tedesco em Balneário Camboriú/SC. Diversos assuntos estiveram na Pauta, com destaque para os resultados do V Congresso Brasileiro de RPPNs, a publicação do Guia das RPPNs de Santa Catarina, a conquista do 25º Prêmio Expressão de Ecologia com o projeto do Guia de Educação Ambiental “Como as RPPN protegem os rios e a biodiversidade”; e a participação em novos Conselhos de UC’s. Um ano de importantes realizações, 2018 entra para a história da RPPN Catarinense.

Durante a reunião, a RPPN Normando Tedesco fez uma apresentação mostrando através de fotos a degradação ambiental do Morro da Aguada onde se localiza a RPPN, antes da implantação do projeto do Parque Unipraias e como hoje a floresta está regenerada, preservada e exuberante. Apresentou também o Projeto Parque Escola de educação ambiental, que recebe anualmente milhares de estudantes de toda região. No projeto, além do passeio de bondinho oferecido gratuitamente, as escolas visitantes também assistem a palestras e realizam trilha interpretativa na estação Mata Atlântica do Parque, tudo com monitores especializados.

Após a reunião a RPPN Normando Tedesco, representada por Juari de Jesus, ofereceu um almoço de confraternização e um passeio no Parque Unipraias à todos os presentes.

IMG_20181201_125004452-1 IMG_20181201_143943929
IMG_20181201_131916410 unipraias