RPPN Complexo Serra da Farofa

DESCRIÇÃO

A Reserva Particular do Patrimônio Natural Complexo da Serra da Farofa, foi implantada em uma área de 4.987,16 hectares que abrange os municípios de Bocaina do Sul, Painel, Rio Rufino, Urubici e Urupema. O local é abrigo de pelo menos 600 espécies da flora e 75 da fauna, muitas delas em risco de extinção, como o papagaio-charão, o tamanduá-mirim, a jaguatirica e o leão-baio.

Nascentes de importantes rios como o Canoas, que forma a maior bacia hidrográfica de Santa Catarina; e Caveiras, responsável por fornecer água aos 160 mil lageanos, estão nessa área. A região foi dividida em seis grandes blocos a fim de criar corredores ecológicos nos quais as espécies poderão se desenvolver da forma mais natural possível. A proposta foi também ampliar a área preservada até se encontrar com outras unidades de conservação no Estado, como o Parque Nacional de São Joaquim e o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Sem moradores, reflorestamentos de pinus e eucalipto, lavouras e criação de gado, a reserva natural da Serra da Farofa serve de cenário para projetos de educação ambiental como o Programa Caiubi e os Protetores Ambientais Mirins, mantidos pela própria Klabin, e pesquisas científicas.

ATIVIDADES

A Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual, Complexo Serra da Farofa, em Santa Catarina, conserva uma área de 4.987 hectares. A área está sendo utilizada para a realização de pesquisas científicas e contribui para a conservação de importante remanescente da Mata Atlântica, composta por Floresta de Araucárias, Campos de Altitude e nascentes do Rio Canoas e Rio Caveiras que abastece a cidade de Lages.

A RPPN tem como objetivo garantir a conservação das áreas nativas e seus atributos ambientais, para isso, é fundamental que sejam realizadas pesquisas científicas nas áreas da reserva para diagnosticar a biodiversidade existente.

Os projetos de pesquisa realizados nas áreas da RPPN Complexo Serra da Farofa já identificaram oficialmente mais de 600 espécies de flora e 75 espécies da fauna.

INFORMAÇÕES RELEVANTES

A RPPN Complexo Serra da Farofa é de propriedade da Klabin S/A; presente há mais de quatro décadas no Estado, a companhia conserva uma área de aproximadamente cinco mil hectares de matas nativas. A iniciativa conta com o apoio da Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (Fatma).

A companhia também mantém, desde 1998, uma RPPN localizada na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), com mais de 3.800 hectares.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de comercializar madeira em toras. É também a única do país a fornecer simultaneamente ao mercado celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pínus) e celulose fluff. Empresa brasileira, fundada em 1899, possui atualmente 17 unidades industriais, 16 no Brasil, localizadas em oito estados, e uma na Argentina.

A Klabin está dividida em quatro áreas de negócio: Florestal (matéria-prima para produção de celulose e comercialização de toras de madeira para serrarias e laminadoras); Celulose (celulose de fibra curta, celulose de fibra longa e celulose fluff); Papéis (papel kraft, papelcartão e papel reciclado; e Conversão (embalagens de papelão ondulado e sacos industriais).

A gestão da empresa está orientada para o desenvolvimento sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. Desde 2014, a Klabin integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

VÍDEOS https://www.youtube.com/watch?v=EidmVVya2xo

Localização

Rio Rufino, Urubici, Bocaina do Sul, Painel e Urupema /SC

Área

4.987,15 ha

Criação

27/03/2014 Portaria 026/2014

Proprietário

Klabin S/A

Site

www.klabin.com.br

Contato