RPPN ITUTUPÃ

DESCRIÇÃO

A Reserva Particular de Patrimônio Natural Estadual ITUTUPÃ, de propriedade de Amanda Chaaban, foi criada voluntariamente e de maneira perpétua no ano de 2022 e reconhecida através da Portaria 192/2022 – IMA, de 01/09/2022. Sua área total corresponde a 107.325,38 m² (Cento e sete mil e trezentos e vinte e cinco metros e trinta e oito decímetros quadrados), localizada no município de Anitápolis – Santa Catarina, sendo a terceira Unidade de Conservação criada no Município de Anitápolis. A área da RPPNE esta inserida dentro do Sítio Itutupã com área total de 200.000,00 m² (Duzentos mil metros quadrados). A unidade de conservação se caracteriza por sua abundância em nascentes, grutas, cachoeiras e mata nativa exuberante, com diversas espécies de árvores centenárias do bioma da Mata Atlântica. Além disso, possui formações rochosas singulares, formando um assoalho quase plano em frente a Cachoeira de Deus a ITUTUPÃ.

ITUTUPÃ, em Tupi Guarani significa Cachoeira de Deus.

ATIVIDADES

Atualmente desenvolvemos atividades de produção orgânica certificada e projetos de implantação de sistemas agroflorestais sustentáveis, além da recuperação de áreas degradadas.

INFORMAÇÕES RELEVANTES

Nossa Missão e Projeto

Promover a inclusão em sua totalidade, através do Projeto RPPN Para Todos, acolhendo pessoas com necessidades especiais e desenvolvendo diversos temas como agroecologia, agricultura orgânica e sistemas agroflorestais.

Cachoeira dourada

Piscina dourada 1

Piscina dourada 2

Araucária sedeCaverna Tupã_Vista internaCaverna Tupã nascente interna

Localização

Anitápolis/SC

Área

107.325,38 m²

Criação

Portaria 192/2022 – IMA, de 01/09/2022

Proprietário

Amanda Chaaban

Site

Contato: (Instagram: rppnparatodos

Contato

Contato: (47) 996028988
Instagram : rppnparatodos