RPPN Bugerkopf

DESCRIÇÃO

O formato da Reserva é retangular, com cerca de 1.700 m de comprimento por 500 m de largura. O relevo predominante varia de forte ondulado a escarpado. As altitudes variam de 95 a 528 metros acima do nível do mar. A vegetação é do tipo Floresta Ombrófila Densa, dentro do chamado Domínio da Mata Atlântica, abrangendo as sub-tipologias Sub-Montana e Montanam, com alguns componentes de Alto-Montana.

Em 04 de junho de 2004, o Decreto Presidencial criou o PARQUE NACIONAL DA SERRA DO ITAJAÍ, englobando boa parte da RPPN Bugerkopf.

A Reserva representa uma espécie de barreira entre a cidade e a zona rural que poderá ser de fundamental importância para deter o avanço da “civilização” por sobre esta última mancha remanescente de maior porte do Vale e uma das três maiores de Santa Catarina. Ali nascem também pequenos, mas importantes córregos que abastecem de água centenas de moradores da vizinhança.

ATIVIDADES

Realiza-se trabalho de educação ambiental com a população e os escolares do entorno.

O ornitólogo Carlos Eduardo Zimmermann, do Instituto de Pesquisas Ambientais da Universidade Regional de Blumenau, está realizando trabalho de pesquisa de aves na reserva.



Localização

Sul do município de Blumenau

Área

827.235,23 m²

Criação

Foi reconhecida como RPPN através da Portaria do IBAMA No 148N, de 30/12/92, publicada no Diário Oficial da União em 07/01/93.

Proprietário

Lauro Eduardo Bacca e Êdela Tereza Werner Bacca

Site

www.rppncatarinense.org.br/bugerkopf

Contato

Telefone: (47) 3336-5192
E-mail: rppnbugerkopf@gmail.com e laurobacca@gmail.com
Endereço: Rua Jordão, 716 - Progresso - Blumenau - SC - CEP: 89027-710

(Visitas mediante agendamento por telefone ou e-mail)

Mapa