Arquivo do autor:cmm

123

Morre em Blumenau a ambientalista Lúcia Sevegnani

Morreu na terça-feira à noite a ambientalista, pesquisadora, ex-presidente daAssociação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena) e ex-professora da Furb, Lúcia Sevegnani. Aos 56 anos ela lutava contra uma leucemia há dois anos e não resistiu à doença. Ela estava internada no Hospital Santa Catarina quando faleceu às 19h40min.

O velório começou na manhã desta quarta-feira, às 8h30min, e o sepultamento será às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade (Rodovia BR-470, Km 50, 5.800, no bairro Fortaleza, em Blumenau).
Continue lendo

Erosão acelerada em área de pastagem na bacia hidrográfica do rio São Pedro, município de Macaé, estado do Rio de Janeiro. Foto: HugoAlves S. Loureiro, 2012.

Conservar o solo para preservar a água e reduzir a fome

Por Luana Rangel – no site O Eco

Erosão de solo em Santo Antônio de Pádua, município no noroeste do estado do Rio de Janeiro, 2008.

Erosão de solo em Santo Antônio de Pádua, município no noroeste do estado do Rio de Janeiro, 2008.

A ONU declarou 2015 o Ano Internacional do Solo. O objetivo é reduzir o número de pessoas que ainda passam fome no mundo, visto que o aumento da erosão de solos reduz as terras férteis e, logo, a produção de alimentos. O elemento comum na degradação do solo é o aumento do seu uso para produção de alimentos ou urbanização.

O solo é um recurso essencial para a humanidade, porém visto como um recurso renovável, cuja degradação pode ser revertida rápido. Ao contrário, a formação dos solos é um processo lento,em escala de tempo geológica,durante a qual se formam os minerais e as rochas se desagregam.

O solo depende de fatores como clima e organismos — a microflora e microfauna, vegetais, animais e o homem. Também é função do tipo de rocha que o originou e o relevo em que se encontra.

Continue lendo

123

TripAdvisor vai destacar hotéis com boas práticas ambientais

Após uma pesquisa ampla entre os seus usuários e dos critérios dos sistemas de certificação disponíveis no mercado, o site TripAdvisor vai apoiar o turismo sustentável. A iniciativa foi apresentada no III Encontro do Global Partnership for Sustainable Tourism em Bonn, Alemanha e pode ter um grande impacto no mercado

Continue lendo

15-DenisSarmanho

Bacia do Rio Amazonas e suas Curiosidades

O encontro de suas águas com as águas do oceano provoca a pororoca (uma grande onda que percorre o rio por várias horas), que pode ser vista do espaço e cujo barulho pode ser ouvido a grande distância.

A teoria mais aceita pelos geólogos é de que o rio Amazonas formou-se a partir de um grande golfo, que originalmente se abria ao Oceano Pacífico. Com a separação do super continente Pangea há 130 Ma (particularmente, a quebra do Gondwana, o continente formado antes do Pangeia pela junção da Africa, América do Sul, Antártica, Arábia e Austrália) o deslocamento da placa americana para oeste gera a formação da cordilheira dos Andes há 65 Ma, esse golfo fechado a oeste, se abre para leste pela captura de drenagem vinda do Atlântico, tendo o grande rio assim se formado (ver teoria das placas tectônicas). Sua origem explica o fato de o rio Amazonas apresentar inclinação muito pequena.

Continue lendo

RPPN Catarinense participa da nova diretoria da CNRPPN


Assembléia confederação
O presidente da RPPN Catarinense, Ciro Couto participou da Assembleia Geral Extraordinária da Confederação Nacional de RPPN – CNRPPN no Rio de Janeiro, no último dia 09 de dezembro de 2014, na sede do INEA no Rio de Janeiro/RJ. Diversos assuntos foram tratados e foi realizada a eleição da composição da Diretoria Colegiada. A RPPN Catarinense que já participava da diretoria anterior e manteve sua participação na condição de Conselho Fiscal.

A nova composição de cargos ficou assim representada:

Presidente: Laércio Machado de Sousa

Vice-presidente: Flávio Ojidos

Diretor Técnico: Maria Cristina Weyland Vieira

Diretor Adm. Financeiro: Rodrigo Castro

Secretário Geral: Deise Moreira Paulo

2º. Secretário: Sebastião Alves Mello

Conselho Fiscal: Luiz Nelson Faria Cardoso; José Luiz Monsores e Ciro Carlos Mello Couto

Suplentes do Conselho Fiscal: Kelma Nunes, Sérgio Lima, Jeferson de Oliveira Rocha