O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido na conhecida Conferência de Estocolmo e passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido na conhecida Conferência de Estocolmo e passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.
No último capítulo da trilogia O Senhor dos Anéis, o resgate de Frodo Baggins e Samwise Gamgee, realizado por águias gigantescas, não é somente uma idéia gerada pela imaginação contida nas lendas ou nos contos de fadas; essas portentosas aves habitaram realmente a Nova Zelândia.
Continue lendo
Morreu na terça-feira à noite a ambientalista, pesquisadora, ex-presidente daAssociação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena) e ex-professora da Furb, Lúcia Sevegnani. Aos 56 anos ela lutava contra uma leucemia há dois anos e não resistiu à doença. Ela estava internada no Hospital Santa Catarina quando faleceu às 19h40min.
O velório começou na manhã desta quarta-feira, às 8h30min, e o sepultamento será às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade (Rodovia BR-470, Km 50, 5.800, no bairro Fortaleza, em Blumenau).
Continue lendo
Por Luana Rangel – no site O Eco
A ONU declarou 2015 o Ano Internacional do Solo. O objetivo é reduzir o número de pessoas que ainda passam fome no mundo, visto que o aumento da erosão de solos reduz as terras férteis e, logo, a produção de alimentos. O elemento comum na degradação do solo é o aumento do seu uso para produção de alimentos ou urbanização.
O solo é um recurso essencial para a humanidade, porém visto como um recurso renovável, cuja degradação pode ser revertida rápido. Ao contrário, a formação dos solos é um processo lento,em escala de tempo geológica,durante a qual se formam os minerais e as rochas se desagregam.
O solo depende de fatores como clima e organismos — a microflora e microfauna, vegetais, animais e o homem. Também é função do tipo de rocha que o originou e o relevo em que se encontra.
Após uma pesquisa ampla entre os seus usuários e dos critérios dos sistemas de certificação disponíveis no mercado, o site TripAdvisor vai apoiar o turismo sustentável. A iniciativa foi apresentada no III Encontro do Global Partnership for Sustainable Tourism em Bonn, Alemanha e pode ter um grande impacto no mercado
O encontro de suas águas com as águas do oceano provoca a pororoca (uma grande onda que percorre o rio por várias horas), que pode ser vista do espaço e cujo barulho pode ser ouvido a grande distância.
A teoria mais aceita pelos geólogos é de que o rio Amazonas formou-se a partir de um grande golfo, que originalmente se abria ao Oceano Pacífico. Com a separação do super continente Pangea há 130 Ma (particularmente, a quebra do Gondwana, o continente formado antes do Pangeia pela junção da Africa, América do Sul, Antártica, Arábia e Austrália) o deslocamento da placa americana para oeste gera a formação da cordilheira dos Andes há 65 Ma, esse golfo fechado a oeste, se abre para leste pela captura de drenagem vinda do Atlântico, tendo o grande rio assim se formado (ver teoria das placas tectônicas). Sua origem explica o fato de o rio Amazonas apresentar inclinação muito pequena.
O presidente da RPPN Catarinense, Ciro Couto participou da Assembleia Geral Extraordinária da Confederação Nacional de RPPN – CNRPPN no Rio de Janeiro, no último dia 09 de dezembro de 2014, na sede do INEA no Rio de Janeiro/RJ. Diversos assuntos foram tratados e foi realizada a eleição da composição da Diretoria Colegiada. A RPPN Catarinense que já participava da diretoria anterior e manteve sua participação na condição de Conselho Fiscal.
A nova composição de cargos ficou assim representada:
Presidente: Laércio Machado de Sousa
Vice-presidente: Flávio Ojidos
Diretor Técnico: Maria Cristina Weyland Vieira
Diretor Adm. Financeiro: Rodrigo Castro
Secretário Geral: Deise Moreira Paulo
2º. Secretário: Sebastião Alves Mello
Conselho Fiscal: Luiz Nelson Faria Cardoso; José Luiz Monsores e Ciro Carlos Mello Couto
Suplentes do Conselho Fiscal: Kelma Nunes, Sérgio Lima, Jeferson de Oliveira Rocha