Arquivos da categoria: Sem categoria

WhatsApp Image 2021-07-31 at 21.51.52

Inauguração do Centro de Interpretação da Natureza da RPPN Chácara Edith

A RPPN Chácara Edith em Brusque/SC ao completar 20 anos, inaugurou sua nova sede, o CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA NATUREZA! Um moderna e linda obra feita em prol da biodiversidade!

A inauguração foi realizada no dia 31 de julho de 2021, por ocasião da Assembleia Geral da RPPN Catarinense que ocorreu no auditório do centro. Um obra exemplar, um verdadeiro legado para a cidade de Brusque, “local de acesso gratuito voltado para a educação ambiental e pesquisa qualificada”, conforme o texto escrito pela idealizadora Anette Hoffmann. No texto apresentado por Larissa Moreli, a Sra. Anette destaca a a participação e o empenho do Sr. Moreli e Sra. Ligia no sentido de concretizar esse sonho e assim, dar à reserva uma destinação social. Também destacou a participação do arquiteto Marcelo Guarnieri na elaboração do projeto, uma obra totalmente sustentável.

“O Centro de Interpretação da Natureza foi pensado através de um sentimento de colaborar com um ideal de preparar as gerações futuras para, pelo conhecimento, preservar o meio ambiente. A sede possui espaços concebidos para atividades diversas, como laboratório de pesquisa, biblioteca e alojamento na ala direita da construção. No centro e na ala esquerda do prédio, há dois espaços destinados para atividades em grupo como reuniões, aulas e palestras. O espaço maior é ocupado pelo auditório, equipado para eventos formais. Há também um espaço aberto e rebaixado no centro do prédio, pensado para permitir uma atuação mais participativa de todos à maneira de muitos teatros modernos.

O destaque vai para a Área Expositiva, que pretende acolher mostras de arte, com foco em artistas cujo trabalho dialogue com temas voltados para a natureza. No momento a área está ocupada por uma exposição de obras de artistas brasileiros modernos e contemporâneos. Um lugar especial é reservado a uma escultura em bronze de São Francisco de Assis, de autoria de Bruno Giorgi.”  Anette Hoffman

Para a RPPN Catarinense essa obra representa todo o esforço das reservas privadas em prol da preservação ambiental. Mais um importante legado das RPPNs Catarinenses que juntas preservam, educam e contribuem para o futuro da humanidade. PARABÉNS AOS PROPRIETÁRIOS DA RPPN CHÁCARA EDITH!

WhatsApp Image 2021-07-31 at 21.51.52WhatsApp Image 2021-07-31 at 21.22.00(2)WhatsApp Image 2021-08-04 at 17.02.05WhatsApp Image 2021-08-04 at 17.02.09(1)WhatsApp Image 2021-08-04 at 17.02.04(2)WhatsApp Image 2021-08-04 at 17.02.04(3)

II Seminário de Criação e Gestão de Unidades de Conservação

A RPPN Catarinense participou nos dias 25 e 26 de setembro do II  SEMINÁRIO DE CRIAÇÃO E GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO realizado pelo Núcleo de Educação Ambiental do Centro Tecnológico da UFSC e o Instituto Çarakura. O evento ocorreu em Florianópolis na UFSC e no Engenho Eco Park  com o objetivo de realizar uma troca de experiências com os profissionais da área, bem como encaminhar as demandas e os avanços da região para o Congresso Mundial de Parques da IUCN (União Internacional de Conservação da Natureza), em Sydney na Austrália, por meio da elaboração de um documento técnico contendo os principais desafios e as melhores práticas nas Unidades de Conservação do PR, SC e RS.

grupo-de-trabalhog primeiro-diag todos-fotog

RO da RPPN Catarinense em Morro da Cruz, Nova Trento

No último dia 31 de agosto foi realizada a Reunião Ordinária de Diretoria no município de Nova Trento, no Morro da Cruz, ponto turístico da região, sediada pela RPPN Prima Luna e RPPN Grutinha. Estiveram presentes o Presidente Ciro Carlos Mello Couto da RPPN Morro das Aranhas, a Tesoureira Lúcia Currlin Japp – RPPN Morro dos Zimbros, o 2º Tesoureiro Wilson Moreli – RPPN Chácara Edith, membros do Conselho Fiscal e Consultivo Êdela Tereza Werner Bacca e Lauro Eduardo Bacca – RPPN Bugerkopf, Valentim Casset – RPPN Prima Luna e a secretária Sandra Genira Silva de Moura.

Na oportunidade, foi oficializada a Adesão de mais uma RPPN à Associação, a RPPN Grutinha de propriedade de Acácio Cadorim e Sra. Edimara Garcia, situada no Município de Nova Trento. Aos novos Associados nossas BOAS VINDAS!

Também foram tratados assuntos sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural), Plano de Manejo em Conjunto, Novo Mapa das RPPNs em Santa Catarina e PSA (Pagamento Serviços Ambientais). Paralelamente ocorreram as reuniões do Conselho Fiscal e Conselho Consultivo. Ainda foi agendada a data para a Assembléia Geral que será dia 30 de novembro em local a ser definido.

Após a Reunião foi oferecido um delicioso buffet acompanhado do excelente vinho Corso da Vinícola NeoTrentina.

ro-agostog todos-fotog