123

Morre em Blumenau a ambientalista Lúcia Sevegnani

Morreu na terça-feira à noite a ambientalista, pesquisadora, ex-presidente daAssociação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena) e ex-professora da Furb, Lúcia Sevegnani. Aos 56 anos ela lutava contra uma leucemia há dois anos e não resistiu à doença. Ela estava internada no Hospital Santa Catarina quando faleceu às 19h40min.

O velório começou na manhã desta quarta-feira, às 8h30min, e o sepultamento será às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade (Rodovia BR-470, Km 50, 5.800, no bairro Fortaleza, em Blumenau).

Lúcia era doutora em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Botânica pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRS) e graduada em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb). Natural da localidade de Mosquitinho, em Agronômica, ela se mudou para Blumenau após completar o Ensino Médio na cidade do Alto Vale.

Amiga pessoal do ambientalista e colunista do Santa, Lauro Bacca, desde 1978 os dois escreveram juntos a história da Ecologia e do Meio Ambiente em Blumenau. Lúcia foi aluna de Bacca, o ajudou na administração do Museu Fritz Muller e assumiu a direção do local em 1983. Ela também foi secretária do Meio Ambiente de Gaspar e em 2006 assumiu pró-reitora de Extensão e Relações Comunitárias da Furb. A especialista também viajava o Brasil como avaliadora do MEC nos cursos de Biologia.

Bacca conta que nada impedia Lúcia de cumprir o seu papel como ambientalista. Ela saia a campo e percorria grandes percursos, uma vez andou 40 quilômetros em três dias durante uma visita técnica no bairro Garcia.

— Ela foi um guerreira. A paixão dela sempre foi além da profissão, ela nunca se limitou à sala de aula, talvez por isso nos identificávamos tanto. Lúcia sempre teve uma forte vertente comunitária e como poucos se dedicou à cidadania. Era muito preocupada com a qualidade de vida da comunidade. O meio ambiente não fazia parte apenas da profissão dela — conta.

Últimas publicações

Uma das últimas obras da ambientalista foi Biodiversidade Catarinense: Características, Potencialidades, Ameaças, organizada por ela em parceria com o pesquisador Edson Schroeder. O livro publicado em 2013 foi desenvolvido para colaborar na educação científica de jovens visando criar valores conservacionistas e habilidades e competências para lidar com o meio ambiente.

O título contou com a colaboração do doutor Rudi Ricardo Laps da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e do doutor Paul Comtois da Université de Montréal, no Canadá. O colega e admirador do trabalho de Lúcia, Rudi Lapslamentou o falecimento da ambientalista. Eles eram amigos de longa data e já fizeram diversas saídas de campo com seus alunos:

— Lúcia deixou o seu nome por ser uma das fundadoras da Acaprena, mas principalmente por deixar um legado científico e na comunidade. Ela era uma pessoa dedicada à educação em todas as esferas. O livro foi feito em parceria, mas com um grande incentivo dela — disse.

Outra grande contribuição da autora e que se tornou referência na área foi oInventário Florístico Florestal de Santa Catarina, que teve a primeira edição publicada em 2002. A obra traz um levantamento florístico e fitossociológico das floresta mista e floresta estacional do Estado, com foco nas espécies ameaçadas de extinção.

A última contribuição de Lúcia para a biografia da Ecologia foi a participação dela no livro sobre plantas trepadeiras de Santa Catarina. Mesmo se tratando do câncer, ela contribuiu com dois capítulos para a edição.

Homenagens

Em seu perfil do Facebook, a professora recebeu diversas homenagens, mensagens de amigos, familiares, alunos e ex-alunos.

— Eu agradeço por teres reafirmado em mim o encantamento pela biodiversidade, por me fazer enxergar a vida em seus mínimos detalhes através do teu ensinamento — escreveu uma das alunas.

Outra estudante escreveu que Lúcia deixou vários ensinamentos, mas o principal foi lutar por estratégias políticas para defender e beneficiar o meio ambiente os recursos naturais.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

Compartilhe nas redes:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •