123

TripAdvisor vai destacar hotéis com boas práticas ambientais

Após uma pesquisa ampla entre os seus usuários e dos critérios dos sistemas de certificação disponíveis no mercado, o site TripAdvisor vai apoiar o turismo sustentável. A iniciativa foi apresentada no III Encontro do Global Partnership for Sustainable Tourism em Bonn, Alemanha e pode ter um grande impacto no mercado

Está em “soft opening” o GreenLeaders Program. Através deste programa as acomodações podem detalhar suas praticas ambientais e os usuários podem comentar sobre a realidade destas praticas. Neste sentido é um sistema de autocertificação, que é verificado pelos proprios hospedes. Mas caso existe divergência entre o que o hotel diz que faz e o hospede vê na pratica, o TripAdvisor vai mandar um auditor independente.

Por enquanto o foco está em critérios ambientais e só está acessível para as acomodações do mercado americano. Neste sentido o TripAdvisor se baseia em referencias como Green Star, Water Sense, Waste Wise, USDA Organic e LEED. Os sistemas de certificação especificos para o turismo reconhecidos são Green Key, Green Seal, EarthCheck, Green Globe e Travelife.

TripAdvisor é o mais influente site de turismo com mais que 200 milhões de visitantes por mes e mais que 100 milhões de opinões sobre hoteis, destinos e tours. Na sua ultima pesquisa (2012) sobre “turismo verde”, o Tripadvisor registrou que 71% (subindo de 65% em 2011) dos seus usuarios pretende levar em conta criterios ambientais nas escolhas de destino, acomodaçoes e comida. Logicamente as intenções não sempre se traduzem em ações e as ações ambientais ainda são modestas.

Mas investindo em maior transparencia do lado dos hoteis e permitindo os turistas verificar e opinar sobre as açoes ambientais o TripAdvisor adiciona a poderosa voz do mercado para avançar a agenda de sustentabilidade. E esperado que após o periodo de teste no mercado americano a iniciativa se expande para outros paises (inclusive o Brasil) e também começa incluir criterios socio-culturais.

Veja mais sobre o: GreenLeaders

Fonte: Instituto Eco Brasil

Compartilhe nas redes:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •