RPPN Serra do Lucindo

DESCRIÇÃO:

A área aonde se situa a Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra do Lucindo, foi adquirida pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), com o objetivo de conservar um importante fragmento de Floresta Ombrófila Mista.

A RPPN Serra do Lucindo está localizada no município de Bela Vista do Toldo, na localidade de Serra do Lucindo, no Planalto Norte do Estado de Santa Catarina, a 353 km da capital Florianópolis, fazendo parte da Microrregião de Canoinhas. Está a aproximadamente 24 km de distância da sede do município de Bela Vista do Toldo e aproximadamente 30 km da sede do município de Major Vieira. Bela Vista do Toldo limita-se ao norte com o município de Canoinhas; ao leste, com os municípios de Canoinhas e Major Vieira; ao Sul com os municípios de Major Vieira e Santa Cecília; ao Oeste, com os municípios de Timbó Grande e Canoinhas.

A área já foi comprada com a finalidade de preservação, restauração, contribuindo com a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica e possibilitando a integração da UC com os moradores e pesquisadores da região e já com o intuito de ser transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Desde o ano de 2006, diversos trabalhos de recuperação e adaptação das estruturas foram realizados. Em meados do ano de 2009, foram plantadas 11 mil mudas de espécies nativas, com o objetivo de recuperar parte de aproximadamente 19 ha de áreas degradadas presentes na RPPN. No mesmo ano foi iniciada a construção de cercas para impedir o acesso de gado dos moradores vizinhos a essa área em recuperação e também construído uma sede física que já está mobiliada e servirá como um centro de referência para abrigar a equipe da Apremavi durante atividades de manutenção, técnicos, pesquisadores, estudantes, estagiários, etc. O nome RPPN Serra do Lucindo foi escolhido devido ao fato de a RPPN estar localizada na comunidade que leva esse mesmo nome.

Localização

Serra do Lucindo município de Bela Vista do Toldo/SC

Área

316,05

Criação

27/08/2010

Proprietário

APREMAVI

Site

www.apremavi.org.br

Contato