IMG_9120

II Encontro de RPPNs de Santa Catarina

 

2

Nos dias 06 e 07 de dezembro a RPPN Catarinense realizou o II Encontro de RPPN de Santa Catarina, na RPPN Fazenda Palmital – Reserva Volta Velha em Itapoá/SC.  Participaram do evento proprietários e gestores de RPPN, além de profissionais ligados à área. Palestras e apresentações das RPPN e instituições participantes marcaram o evento.

A abertura do evento ocorreu na noite do dia 06, com um jantar de boas vindas oferecido aos participantes. Ainda na noite de abertura a anfitriã Ana Maria Machado apresentou o histórico de criação da RPPN Volta Velha e o trabalho desenvolvido na propriedade, com destaque aos projetos de educação ambiental, pesquisa e turismo de aventura.

 

No dia seguinte o professor Lauro Eduardo Bacca, sócio fundador e ex-presidente da Associação iniciou o evento com a apresentação: “Panorama das RPPN de Santa Catarina” onde apresentou diversos dados sobre a evolução das RPPN no estado e no Brasil. Destacou a quantidade de RPPN por biomas no estado os municípios com maior número de RPPN. Apresentou também a RPPN Reserva Bugerkopf da qual é proprietário.

DSC_0012

O presidente da RPPN Catarinense Ciro Couto apresentou juntamente com Andrea Lamberts do ICMBio  sobre o Plano de Uso e o Plano de Manejo nas RPPN do estado. Outro tema apresentado por Ciro Couto e Andrea Lamberts foi o Georreferenciamento, onde falaram da importância do mesmo para o reconhecimento da área pelos órgãos ambientais durante as emissões de licenças ambientais para empreendimentos no entorno das reservas.IMG_9043 copy

Drone

A apresentação sobre o Georreferenciamento também contou com a participação da ONG Sociedade Verde que apresentou a utilização de uma moderna tecnologia o “drone”, que facilita muito o processo além de diminuir consideravelmente os custos. A ONG apresentou seu projeto de georeferenciamento realizado com a nova tecnologia, na RPPN Grande Floresta de Araucárias.

O evento contou ainda com a apresentação de diversas RPPNS:

  • RPPN Chácara Edith – o proprietário, Sr. Wilson Moreli, apresentou o histórico de criação da RPPN e o reconhecimento do título de Posto Avançado RBMA (Reserva da Biosfera da Mata Atlântica), devido ao trabalho de sustentabilidade, preservação e pesquisas na reserva. Apresentou também o  projeto de educação ambiental desenvolvido junto às escolas do município de Brusque/SC e região e instituições como APAE, AMA e casa de recuperação de dependentes químicos.
  • RPPN Rio das Lontras: Fernando Pimentel apresentou o histórico de criação da reserva em 2005 e falou do I Encontro de RPPN do estado de Santa Catarina. Apresentou também a logomarca criada por Ziraldo e seu plano de manejo que foi o primeiro aprovado no estado. Falou do projeto de criação do dia nacional das RPPN no dia 31 de janeiro apresentado em 2007  e que está atualmente na comissão de justiça e cidadania do Congresso. Apresentou também o projeto “Viva as Lontras” que é uma homenagem ao Ziraldo onde diversos ilustradores do Brasil e de todo o mundo fazem ilustrações da logo da RPPN.
  • RPPN Emílio Einsfeld Filho com a apresentação de técnicos florestais da Florestal Gateados que apresentaram um panorama da RPPN que é a maior em área do estado e o trabalho desenvolvido por eles. A RPPN foi reconhecida em 2008, está localizada em Campo Belo do Sul e possui alguns dos exemplares de araucária com maior diâmetro do Brasil e uma espécie de bromélia endêmica. A RPPN possui também um sistema de controle de espécies exóticas, programa de fiscalização terrestre e por torres e um programa de combate à incêndios na reserva.
  • RPPN Reserva Volta Velha:  o biólogo Lúcio Machado apresentou os projetos da RPPN com destaque ao projeto de criação do Cento de Pesquisa e Interpretação ambiental aprovado recentemente. Falou também do convênio da Reserva Volta Velha com a ADEA- Associação de Defesa e Educação Ambiental que desenvolve diversos projetos com instituições de ensino da região. O presidente da ADEA, Davi  apresentou a Associação e seu histórico de criação, e falou de sua importância na educação ambiental da região.
  • RPPN Grande Floresta de Araucárias:  Maria Luiza, proprietária da RPPN, apresentou o histórico de criação da reserva e sua importância ambiental na região por ser área da nascente do Rio Canoas. Falou do seu projeto de  georeferenciamento com a ONG Sociedade Verde e destacou as dificuldades em manter a reserva devido às ameaças de madeireiros a região.