Turismo na RPPN Reserva Volta Velha

Brasil vai investir em um Programa de Turismo Sustentável em RPPNs

A Confederação Nacional dos Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CNRPPN) realizará um programa de desenvolvimento de turismo sustentável para as 1.260 RPPNs do Brasil que preservam cerca de 780.000 hectares. A Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) da ONU reitera que o turismo tem uma forte contribuição econômica para a conservação de áreas e da biodiversidade e a Organização Mundial do Turismo (OMT) informa que o ecoturismo é o segmento turístico que tem apresentado maior crescimento nos últimos 10 anos em todo o mundo.

O programa, denominado ProEcotur-RPPNs, foi fundamentado em uma pesquisa realizada em março de 2015 com 81 proprietários de RPPNs, terá três anos de duração e prevê investimentos e ações em três grandes eixos: Sensibilização, Capacitação e Comercialização. Os recursos para viabilizar o programa serão captados no Brasil e no exterior nos próximos meses em parceria com a Ruschel & Associados Negócios e Sustentabilidade (R&A), empresa de consultoria especializada em sustentabilidade e turismo sustentável.

A pesquisa identificou que 81,5% dos proprietários acreditam que sua RPPNs tem potencial para turismo e tem interesse na atividade, sendo que 23,5% deles já trabalham com turismo receptivo. A pesquisa demonstrou também que é grande o interesse dos proprietários em querer saber mais sobre turismo, com destaque para a participação em eventos onde possam conhecer modelos de negócios do Brasil ou do exterior (63%), ouvir depoimentos reais (54%) e aprender sobre marketing, promoção e vendas (53,1%). Quase metade dos entrevistados (45,7%) demonstrou interesse de participar de um portal conjunto de ofertas de turismo em suas RPPNs. A pesquisa pode ser acessada em: https://goo.gl/HA4fxi

O Programa de Desenvolvimento de Turismo Sustentável em RPPNs do Brasil – ProEcotur-RPPNs prevê a realização de uma série de eventos regionais com programação baseada nos temas pesquisados; a distribuição de guias, cartilhas e documentos informativos; a capacitação de gestores, de técnicos especializados e de profissionais em serviços de turismo com cursos presenciais e à distância; e ao fim do ciclo, a montagem de um portal na internet para promover a oferta do turismo sustentável em RPPNs brasileiras, em convênio com portais da Europa. O programa está sendo coordenado por Flávio Ojidos que pode ser contatado pelo email flavio@ojidos.com.br ou pelo telefone (011) 972-375-851.

FONTE: frepesp.org.br

Compartilhe nas redes:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •