inauguracao_rppn-papagaios1

Inauguração da RPPN Papagaios de Altitude

A RPPN Catarinense prestigiou neste dia 14 de abril,  a inauguração da RPPN Papagaios de Altitude em Urupema/SC. Mais uma importante área de conservação privada na Serra Catarinense, criada em prol das espécies Papagaio-de-peito-roxo, e  Papagaio-charão que utilizam a região como área de comedouro.

A solenidade aconteceu no IFSC-Campus Urupema e contou com a presença de diversos membros da RPPN Catarinense, personalidades da área da conservação da natureza, autoridades locais e pesquisadores dos papagaios do Brasil. A professora Nêmora falou da trajetória do Projeto Charão e da importância deste momento na história do projeto. Jaime Martinez em sua fala lembrou das dificuldades enfrentadas para adquirir a área e o quanto a RPPN é importante para garantir a preservação da área de alimentação dos papagaios.

Na ocasião Ciro Couto entregou um kit de Boas Vindas da RPPN Catarinense aos novos integrantes da Associação,  professor Jaime Martinez e professora Nêmora, representantes da RPPN Papagaios de Altitude.

Após a solenidade de inauguração, os convidados foram conhecer a RPPN  e realizar uma trilha interpretativa nos diferentes ambientes que a reserva preserva. Além da exuberante mata de araucária, diversas outras espécies da flora da região estão preservadas, com destaque para os xaxins de tamanhos monumentais.

Uma parada estratégica e muito simbólica foi realizada no “PINHEIRO-DO-ENCONTRO” assim chamado pelo professor Jaime Martinez para um registro deste inesquecível dia 14 de abril, “reafirmando o compromisso pela conservação da Floresta com Araucárias, de sua rica biodiversidade, de uma maior reconexão das pessoas com a natureza!”

IMG_7102 IMG_7099 IMG_7104
IMG_7123 2 Araucária de encontro

Autora: Sandra Moura

Compartilhe nas redes:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •