8º CBUC download

Artigo de Lauro Bacca sobre o 8º CBUC

Décadas de esforços

O 8º Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação – CBUC, que acontece nesta  semana em Curitiba, reúne um respeitável público de quase 1.500 especialistas de todo o Brasil. Vários renomados palestrantes vieram de outros países. Como escreveu a coordenadora do evento, profissionais de diferentes lugares do planeta, motivados por uma certeza comum, reúnem-se para partilhar experiências na busca pela conservação do nosso maior patrimônio, a natureza.

Desde o primeiro CBUC, em 1997, quase dez mil pessoas já participaram dos sete primeiros congressos. Participei de todos e aprendi muito, além de obter apoio à proposta da criação do Parque Nacional da Serra do Itajaí, velho “sonho científico” que virou realidade em junho de 2004. É animador perceber público tão expressivo especializando-se nessa nova área do conhecimento humano, a da conservação da natureza com bases técnico-científicas.

Os CBUC são mais uma das iniciativas da Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza, com 25 anos de existência, que também apoia, entre outras coisas, projetos inovadores de preservação em todo o Brasil. Além disso, criou e mantém duas importantes Reservas Particulares do Patrimônio Natural, as RPPN, uma na Floresta Atlântica do Paraná e outra no bioma Cerrado, em Goiás.

O Parque Nacional do Iguaçu, foi criado em 1916 por sugestão do emérito pioneiro da aviação Santos Dumont. Curiosamente, naquele ano, a denominação recebida foi de Parque Nacional, apesar de ter sido criado pelo estado do Paraná. Mais tarde, o parque foi transferido para o governo federal, tornando-se um Parque Nacional de fato em 1939. Em 1952, Wanderbilt Duarte de Barros, pioneiro da preservação no Brasil, publicou um livro sobre os parques nacionais brasileiros que eram apenas quatro na época. Mas é a partir de 1970, com a publicação do documento “Política e Diretrizes dos Parques Nacionais do Brasil”, de autoria do também pioneiro Alceo Magnanini, que se esboça o que poderíamos chamar de plano de Unidades de Conservação, como são denominados os Parques Nacionais e reservas equivalentes no Brasil.

Fruto de décadas de esforços de muitos, finalmente, sai a Lei 9985, no ano 2000, que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, importantíssimo marco na história da preservação nacional. Um crescendo paulatino que sofreu duros reveses nos anos recentes, com a insistente tentativa de se descontruir toda uma trajetória de avanços nessa área. Coisas de parlamentares que precisam se informar melhor sobre a dura realidade sócio-ambiental da atualidade.

 Lauro Eduardo Bacca (artigo para o JSC de quinta, 24/09/2015)

Compartilhe nas redes:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •