IMG_2168

Assembléia Geral da RPPN Catarinense

No dia 15 de agosto de 2015 foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da RPPN Catarinense na RPPN Emílio Battistella em Corupá/SC. Estiveram presentes proprietários e representantes das RPPNs: Reserva Bugerkopf de Blumenau, Reserva Caraguatá de Antônio Carlos, RPPN Chácara Edith de Brusque, RPPN Curucaca de Bom Retiro, RPPN Emílio Battistella de Corupá, RPPN Grutinha de Nova Trento, RPPN Leão da Montanha de Urubici, RPPN Menino Deus de Florianópolis, RPPN Morro das Aranhas de Florianópolis, RPPN Morro dos Zimbros de Porto Belo e RPPN Normando Tedesco de Balneário Camboriú.

Dentre os diversos assuntos tratados na Ordem do Dia:

  • Novo Roteiro do Plano de Manejo – planejamento de Oficina:

Foram discutidas as facilidades do Novo Roteiro Metodológico para Plano de Manejo em RPPN, em relação ao anterior e a possibilidade de organização e realização de uma Oficina aos associados sobre a elaboração do mesmo.

  • Apresentação do projeto do Guia de Educação Ambiental:

A secretária Sandra Moura apresentou o projeto aprovado pelo Edital do Fundo Socioambiental Casa para publicação de um Guia de Educação Ambiental para as RPPN e comunidades de entorno e falou da apresentação do mesmo em Brasília na Oficina Casa onde todos os 50 projetos aprovados no Brasil foram apresentados.  A escritora e bióloga Cristina Santos apresentou o conteúdo do Guia de Educação Ambiental e esclareceu dúvidas dos associados presentes.

IMG_2154 c IMG_2153 c
  • Apresentação da RPPN Emílio Battistella:

Reinaldo Langa, realizou uma apresentação da RPPN Emílio Battistella, relatando um histórico de como era o turismo antigamente e como está hoje, destacou principalmente a mudança de público a partir da instituição de novas normas de visitação, passando de um turismo predatório para um turismo consciente e responsável. Apresentou uma relação dos visitantes da RPPN, com os principais estados e países que visitam a Rota das Cachoeiras, relatou sobre os projetos de Educação Ambiental com escolas e instituições educacionais e falou das dificuldades que enfrentou no início para instituir normas de visitação e começar a cobrar ingresso para a partir daí realizar as melhorias e manter funcionários, guias e infraestrutura necessária para um turismo que vise a contemplação e preservação da natureza. Apresentou também o Plano de Manejo, descrição da flora e fauna destacando as espécies endêmicas  da RPPN.

IMG_2163 c IMG_2161 c
Rota Aereo (134) copy Rota Aereo (105) copy
  • III Encontro de RPPN de Santa Catarina 

Foram discutidos os objetivos e diretrizes do evento, bem como a importância da participação dos órgãos ambientais e financiadores e ficou estabelecido que a capacitação dos proprietários e gestores de RPPN deve ser um dos temas norteadores, no sentido de buscar soluções práticas, criativas e inovadoras para os problemas. A comissão organizadora ficou composta por Pedro Castilhos, Ciro Couto e Lúcia Japp.

  • Relatório da Gestão 2013/2015:

O presidente Ciro Carlos de Mello Couto apresentou o seu Relatório de Gestão, destacando a Participação em eventos, reuniões, congressos, visitas a proprietários interessados em criação de RPPN, participação no Conselho Estadual do Meio Ambiente, na composição da nova chapa eleita de diretoria da Confederação Nacional de RPPN – CNRPPN, publicação do Novo Folder para divulgação da Associação, reelaboração do novo site da Associação, entre outras realizações de sua gestão,

  • Eleição:

Por unanimidade a Assembleia decidiu pela reeleição da atual diretoria, com a substituição apenas de alguns membros dos Conselhos Fiscal e Consultivo e do primeiro secretário. A nova diretoria da RPPN Catarinense ficou assim composta:

Presidente: Ciro Carlos Mello Couto, da RPPN Morro das Aranhas de Florianópolis.

Vice-presidente: Pedro Volkmer de Castilho, da RPPN Leão da Montanha de Urubici.

1º Secretário: Juari de Jesus da RPPN Normando Tedesco de Balneário Camboriú.

2º Secretário: Irimar José da Silva, da RPPN Vale das Pedras de Alfredo Wagner.

1º Tesoureiro: Lúcia Currlin Japp, da RPPN Morro dos Zimbros de Porto Belo.

2º Tesoureiro: Wilson Moreli, da RPPN Chácara Edith de Brusque.

O Conselho Fiscal ficou assim composto: Êdela Tereza Werner Bacca – RPPN Bugerkopf; Paulo Scheitzer – RPPN Reserva Biológica Caraguatá; e Valentim Casset – RPPN Prima Luna.

Conselho Consultivo: Lauro Eduardo Bacca – RPPN Bugerkopf; Reinaldo Langa – RPPN Emílio Battistella; Acácio Cadorim – RPPN Grutinha;  Carlos Arno Jensen – RPPN Curucaca IV.