20230415_104010

Reunião Ordinária de Diretoria na RPPN Normando Tedesco – Parque Unipraias

A RPPN Catarinense realizou no dia 15 de abril sua Reunião Ordinária de Diretoria na RPPN Normando Tedesco, no Parque Unipraias, em Balneário Camboriú. Entre os diversos assuntos da Pauta estava a conquista do  29º Prêmio Expressão de Ecologia da Editora Expressão, na categoria Conservação da Natureza – Prêmio Especial. É a segunda vez que a RPPN Catarinense conquista o prêmio.

A Reunião teve início com a apresentação do Parque Unipraias pelo Juari de Jesus, atual vice presidente da RPPN Catarinense e representante da RPPN Normando Tedesco. Juari falou das diversas atividades de preservação ambiental e valorização da Mata Atlântica, realizadas no Parque, mostrando através de fotos a recuperação florestal que ocorreu após a implantação do parque em toda a região de entorno.

Também foi apresentado o projeto de educação ambiental, intitulado “Parque Escola, diversão que educa”, que recebe anualmente diversas escolas e centenas de estudantes e professores de toda a região.  O projeto atende todas as escolas do estado de Santa Catarina, sendo que as cidades vizinhas são as que tem maior número de visitantes. A responsável pelo projeto, analista ambiental Carol da Luz, mostrou como ocorre as visitações; no início é apresentada uma palestra no auditório do parque que aborda diversos temas relacionados à preservação ambiental e ao conhecimento da biodiversidade local. Em seguida eles fazem a trilha monitorada onde podem observar a floresta Atlântica e suas belezas, passeiam nos brinquedos e depois é fornecido a todos um lanche, gratuitamente. Cada aluno recebe ao final um ingresso de cortesia para voltar ao parque com seus familiares e amigos.

Outros assuntos também foram tratados como  a participação dos representantes da associação nos Conselhos de parques nacionais e estaduais, no Consema – Conselho Estadual de Meio Ambiente e nas suas Câmaras Técnicas, além de outros conselhos.

Outro tema da Pauta foi a participação no Seminário de Conservação da Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos que será realizado em maio na cidade de Rio Negrinho; também a participação da RPPN Catarinense no evento de comemoração e lançamento do livro de 50 anos da Acaprena em Blumenau no dia 05 de maio.

O proprietário da recém criada RPPN Reserva Araponga, Christian Dobereiner participou da reunião a convite do presidente. Ele é o mais novo associado da RPPN Catarinense, apresentou sua reserva localizada na cidade de Santa Rosa de Lima, na encosta da Serra Geral, vizinha do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e do Parque Nacional de São Joaquim. Christian falou também do projeto de criação do Corredor Ecológico Caminho das Nascentes, com intuito de proteger as nascentes, conservar a biodiversidade e recuperar as áreas degradadas dessa região. O projeto obteve amplo apoio da RPPN Catarinense e foi instituído pelo  governo de Santa Catarina pelo decreto 2.367, assinado pelo Governador Carlos Moisés, publicado no Diário Oficial do dia 22 de dezembro de 2022.

Após a reunião os participantes conheceram alguns atrativos do Parque, passearam pelas trilhas, passarelas e mirantes de um dos maiores atrativos turísticos em meio à Mata Atlântica, em área urbana do estado de Santa Catarina, o Parque Unipraias.

20230415_104010 20230415_101503 20230415_122203
20230415_123925 foto WhatsApp Image 2023-04-16 at 13.46.36
Compartilhe nas redes:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •