Vista da RPPN com Parna Serra do Itajaí ao fundo

Visita à RPPN Porto Franco em Botuverá/SC

A RPPN Catarinense realizou uma visita à RPPN Porto Franco em Botuverá/SC. Criada em 2010 a reserva está localizada na borda da serra do Parque Nacional de Itajaí, formando junto com este, um extenso corredor de floresta que abriga centenas de espécies da flora e da fauna.

A unidade de conservação possui 45 ha de Mata Atlântica preservada junto ao Rio Itajaí-Mirim. Os proprietários Anívio Graf e Renate Graf criaram a RPPN com fins de conservação e pesquisa. A exuberante floresta  da RPPN chama atenção por sua riqueza de espécies; logo na entrada tem destaque o palmito que se espalha na borda da encosta formando um exuberante jardim de folhas verdes.  As muitas e variadas bromélias e orquídeas se destacam nos troncos das imensas árvores, cobrindo-os por completo e se estendendo por seus galhos. Também se observam grandes exemplares de cedro, peroba, canjerana, licurana entre outros.  A fauna é variada e diversa, possuindo mamíferos como macacos pregos, gatos do mato, jaguatirica até os veados e a onça parda.

Os proprietários mantém no local um lindo orquidário com várias espécies de plantas nativas e híbridas. Também há outras benfeitorias na propriedade, pomar, horta, criação de pequenos animais, tudo fora da área da RPPN.

Vista da propriedade

Vista da propriedade

Vista da RPPN com Parna Serra do Itajaí ao fundo

Vista da RPPN com Parna Serra do Itajaí ao fundo

 

20220307_104553

Orquidário

Orquidário

20220307_104210 20220307_104721

 

Compartilhe nas redes:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •