reunião

Reunião de Diretoria na RPPN Normando Tedesco

No dia 04 de dezembro a  RPPN Catarinense realizou a última reunião ordinária de diretoria do ano de 2021, na sede da RPPN Normando Tedesco em Balneário Camboriú.

A reunião iniciou com a apresentação de Jauri de Jesus sobre o trabalho desenvolvido no Parque Unipraias, onde a preservação ambiental e a valorização da Mata Atlântica possuem destaque. Juari abordou principalmente a questão da recuperação ambiental no Morro da Aguada. Através de fotos foi possível ver a grande recuperação da área que outrora desmatada e devastada, hoje está coberta pela mata, com uma biodiversidade significativa tanto de flora quanto de fauna.

Apresentação Juari Ap Juari 2Morro da Aguada antes e depois.

Os presentes discutiram e fizeram considerações sobre a importância de um projeto bem desenvolvido, que alia a preservação ambiental com o desenvolvimento, nesse caso turístico. Os bondinhos sobem e descem o Morro da Aguada, onde a beleza cênica da mata pode ser observada de cima, além de toda a paisagem da cidade de Balneário Camboriú. As trilhas em meio à floresta são um convite à contemplação, bem como os mirantes onde além de observar a paisagem deslumbrante, os visitantes podem observar a natureza ao redor do parque.

bondinho foto
mirante Unipraias4

Também foi apresentado o projeto de educação ambiental, intitulado “Parque Escola, diversão que educa”, que recebe anualmente diversas escolas e centenas de estudantes e professores de toda a região.  A responsável pelo projeto Carol mostrou como ocorre as visitações; no início é apresentada uma palestra no auditório do parque que aborda diversos temas relacionados à preservação ambiental e ao conhecimento da biodiversidade local. Em seguida eles fazem a trilha monitorada onde podem observar a floresta Atlântica e suas belezas, passeiam nos brinquedos e depois é fornecido à todos um lanche, gratuitamente. Cada aluno recebe ao final um ingresso de cortesia para voltar ao parque com seus familiares e amigos.

Alunos trilha
palestra IMG_9760

 

 

Compartilhe nas redes:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •