IMG-20190812-WA0023[1]

Assembleia Geral e Eleição na RPPNE Complexo Serra da Farofa

A RPPN Catarinense realizou sua Assembleia Geral e Eleição para a gestão 2019/2021, nesta sexta-feira, 09 de agosto de 2019, no Centro de Interpretação da Natureza, da RPPNE Complexo Serra da Farofa, de propriedade da Klabin S/A , localizada no município de Painel/SC.

Entre os diversos temas da Ordem do Dia, estava a apresentação da RPPNE Complexo Serra da Farofa, realizada por Mireli Pitz, responsável técnica da reserva que destacou o importante papel da preservação das matas nativas realizada pela Klabin, quanto à RPPNE explicou que a mesma é constituída por diversos blocos próximos, mas separados por outras propriedades, abrangendo 5 municípios da região, composta por Floresta Ombrófila Mista Alto Montana, com Campos de Altitude e Matas Nebulares, totalizando 4.957 hectares.  Mireli apresentou também a importância das pesquisas realizadas na reserva principalmente através da UDESC com teses de mestrado e doutorado, sendo até o momento 27 projetos realizados e em andamento.

Inaugurado recentemente,  o Centro de Interpretação da Natureza foi construído com o objetivo de facilitar o acesso à pesquisa, servindo como  base de apoio aos pesquisadores. O espaço está equipado com alojamentos para receber até 40 visitantes, com dormitórios,  refeitório e um auditório, que também pode ser utilizado como sala de aula.

A obra foi realizada com controle do impacto ambiental implementado desde o canteiro de obras até a finalização  visando o melhor aproveitamento do espaço, mobiliário e recursos como água e iluminação.

11jpeg 8 jpeg IMG-20190810-WA0018[1]
IMG-20190810-WA0014 10jpeg 15 Sandra jpeg

O atual presidente da RPPN Catarinense, Ciro Couto apresentou o Relatório da Gestão 2017/2019, cuja eleição ocorreu na sede da Apremavi no município de Atalanta/SC, em agosto de 2017; destacou como a mais importante realização da gestão o V Congresso Nacional de RPPN que segundo ele,  elevou a Associação a um reconhecimento nacional e internacional. Outros destaques da gestão foram o lançamento do Guia das RPPN de Santa Catarina e a conquista do primeiro prêmio da Associação, o 25º Prêmio Expressão Ecologia. Falou também da participação no Consema e suas respectivas Câmaras Técnicas, a participação na inauguração da RPPN Papagaios de Altitude, participação no IX CBUC e na realização da reunião do CERBMA no mesmo evento. Participação no lançamento do livro orquídeas de Florianópolis, no qual a RPPN Morro das Aranhas, contribuiu na publicação com pesquisa de novas ocorrências de espécies para o município. Participação da inauguração das novas instalações do viveiro da Apremavi, participação no Seminário Nacional sobre Conservação em Terras Privadas, em São Paulo capital, durante a semana do meio ambiente. Realização de reunião com IMA e ICMBio sobre proposta de compensação ambiental em parceria com as RPPNs entre diversas outras atividades.

IMG-20190812-WA0026[1] 6jpeg IMG_8011V Congresso Brasileiro de RPPN
IMG_8547V Congresso Brasileiro de RPPN capa jpeg 20180831_15382825º Prêmio Expressão de Ecologia

Diversos outros assuntos ainda foram tratados na Assembleia Geral, como a adesão da RPPNE Rio da Prata Bugio ao quadro de associados, os novos representantes do Conselho do Parna São Joaquim, como titular Jaime Martinez da RPPN Papagaios de Altitude e como suplente Danilo Pitta da RPPN Florescer.

Em seguida foi realizada a Eleição para a Gestão 2019/2021. A nova diretoria da Associação dos Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Santa Catarina – RPPN Catarinense, ficou assim composta:

GESTAO 2019 2021

Trilha na RPPNE Complexo Serra da Farofa:

Após o almoço foi realizada a trilha na RPPNE Complexo Serra da Farofa, onde os participantes puderam conhecer melhor as características ambientais da reserva, que preserva em seu interior além da mata nativa e campos de altitude, diversas nascentes de rios importantes da região como o Rio Caveiras e Rio Canoas.

IMG-20190810-WA0019 22S (2) 18Sjpeg

Autora: Sandra Genira S. de Moura

Compartilhe nas redes:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •