20180728_164808

RPPN Florescer se associa à RPPN Catarinense durante o V CBRPPN

A RPPN Florescer localizada na cidade de Urubici/SC se tornou associada da RPPN Catarinense durante o V Congresso Brasileiro de RPPN realizado em Florianópolis de 26 a 29 de julho de 2018. Os proprietários Danilo Pitta e Fernanda Pitta da Associação Florescer, participaram do Congresso e assinaram o Termo de Adesão à RPPN Catarinense, recebendo o Kit de Boas Vindas da Associação do presidente Ciro Couto.

A RPPN Florescer foi criada em 2012 pela portaria  nº 79 do ICMBio, possui uma área de 155,15 ha, situada na região do Rio dos Bugres, Município de Urubici/SC, nas proximidades do sítio arqueológico denominado Caverna do Rio dos Bugres. A área contém várias nascentes, quedas de água, incluindo cachoeira com mais de 100 metros de altura, além da presença significativa de pinheiros brasileiros (Araucaria angustifolia) e florestas de xaxins (Dicksonia sellowiana) cuja maioria ultrapassa dois metros de altura, além de outros exemplares notáveis da fauna e da flora.

A RPPN se situa na encosta do Campo dos Padres, sendo uma localidade de geografia exuberante, com superfícies planas e montanhosas. As nascentes do terreno são formadoras do Rio dos Bugres e do Rio Canoas (que vem a ser um dos formadores do Rio Uruguai). Estes rios, assim como outros da região do Campo dos Padres, são beneficiários do extravasamento de água do Aquífero Guarani.

A administração da RPPN Florescer é realizada pela Associação Florescer, tendo um representante específico, votado em assembleia, responsável pela gestão da mesma.

A gestão comunitária é um dos preceitos da Associação Florescer, por conta disto, todos associados com disponibilidade auxiliam nas tarefas necessárias e mais urgentes, colaborando com o associado representante administrativo da RPPN.

20180728_164729 20180728_164749 20180728_164808
Marcas e pegadas da reunião Urubici8 videos

 

Compartilhe nas redes:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •