canon-018c

RPPN Catarinense realiza Reunião de Diretoria em Porto Belo/SC

A RPPN Catarinense realizou no dia 26 de novembro de 2016 sua última Reunião Ordinária de Diretoria do ano, no município de Porto Belo/SC. Entre os diversos assuntos da Pauta, teve destaque a participação da RPPN Catarinense no I Encontro de Associações de RPPN do Sul do Brasil; o convite do IBAMA para soltura de fauna nas RPPN e a reativação do CERBMA, entre outros.

A Reunião ocorreu na FAMAP – Fundação Municipal de Meio Ambiente do Município de Porto Belo/SC  a convite da Sra. Lúcia Japp, que é a atual presidente da Fundação. Estiveram presentes os membros da diretoria: presidente: Sr. Ciro Couto – RPPN Morro das Aranhas, 1ª tesoureira: Sra. Lúcia Japp – RPPN Morro dos Zimbros, 2º tesoureiro: Sr. Wilson Moreli – RPPN Chácara Edith, 1º secretário: Sr. Juari de Jesus – RPPN Normando Tedesco, Conselho Consultivo: Sr. Reinaldo Langa – RPPN Emílio Battistella e a secretária administrativa da RPPN Catarinense: Sra. Sandra Moura. Também participaram da Reunião o biólogo Felipe Moreli do Instituto Espaço Silvestre, a bióloga Gisele Buch da RPPN Chácara Edith, o Sr. Matheus Bresolin gestor técnico da RPPN Caraguatá e a estudante da UFSC Heloísa Couto.

A anfitriã  Sra. Lúcia Japp, relatou um pouco de seu trabalho à frente da FAMAP, em prol das RPPN, incentivando a criação delas no município através da elaboração de uma lei municipal da qual  o Sr. Ciro Couto participou representando a RPPN Catarinense, lei esta que está no momento na Câmara Municipal de Vereadores para ser votada. Se aprovada, o município de Porto Belo será o pioneiro no Estado a ter uma legislação para reconhecimento de RPPN.

Durante a reunião o presidente relatou sua participação no I Encontro de Associações de Proprietários de RPPN do Sul do Brasil, realizado na RPPN Grande Floresta das Araucárias em Bom Retiro/SC pela SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem,  com apoio da Fundação O Boticário e apresentou o Plano de Ações elaborado na ocasião pelas Associações do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Assunto igualmente relevante foi o da Reativação do CERBMA – Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O Comitê será formado por diversas instituições entre elas a RPPN Catarinense, UFSC, FIESC, REDE de ONGs da Mata Atlântica e FATMA.

Outro tema de destaque foi a inclusão das RPPN como área de soltura de fauna pelo IBAMA. As RPPN interessadas poderão se cadastrar, após realizar os procedimentos necessários para o recebimento dos animais na propriedade.

Outros assuntos foram tratados na Reunião, entre eles a Participação da RPPN Catarinense no CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente; os novos associados de 2016 com destaque para a RPPN Serra do Lucindo da APREMAVI e RPPN Complexo Serra da Farofa da Klabin. Também foi realizada a Prestação de Contas do ano de 2016. Após o almoço os participantes visitaram a Unidade de Conservação APA do Araça.

canon-012c canon-009c
canon-017c canon-024Vista do Mirante da APA do Araça

 

Compartilhe nas redes:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •