A RPPN Complexo Serra da Farofa, uma das maiores do Estado com 4.900 ha de propriedade da Klabin/SA é a mais nova associada da RPPN Catarinense. A Reserva Particular do Patrimônio Natural está dividida em seis grandes blocos localizados nos municípios catarinenses de Painel, Urupema, Rio Rufino, Urubici e Bocaina do Sul e ainda reúne as nascentes dos rios Caveiras e Canoas, que têm grande importância para a região.
A área é utilizada para a realização de pesquisas científicas e contribui para a conservação de importante remanescente da Mata Atlântica, composta por Floresta de Araucárias e Campos de Altitude. Trabalhos realizados na RPPN Complexo Serra da Farofa já identificaram quase 600 espécies de flora e 75 espécies de fauna.
![]() |
![]() |
A RPPN Complexo Serra da Farofa participou do 3º Encontro de RPPN de Santa Catarina realizado pela RPPN Catarinense em junho de 2016, representada pela bióloga Mireli Plitz que apresentou o histórico de criação da reserva, as características da fauna e flora da região e como é realizada a gestão da reserva.
A Klabin está presente há mais de quatro décadas no Estado, a companhia conserva uma área de aproximadamente cinco mil hectares de matas nativas. A iniciativa conta com o apoio da Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (Fatma). A companhia também mantém, desde 1998, uma RPPN localizada na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), com mais de 3.800 hectares. Saiba mais: www.klabin.com.br
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EidmVVya2xo