Vista do Campo dos Padres

Campanha pela criação do Parque Nacional Campo dos Padres

A APREMAVI lançou no dia 08 de agosto de 2016,  uma campanha   pelaa criação do Parque Nacional na região do Campo dos Padres. A proposta de criação do parque tem processo pronto desde 2008. A não criação da Unidade de Conservação (UC), por parte do Governo Federal, está deixando a região à mercê de ameaças de destruição, entre elas um complexo eólico.

A campanha é uma iniciativa da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena), Associação dos Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Santa Catarina (RPPN Catarinense) e Grupo Pau Campeche.

As ONGs editaram o vídeo “Campo dos Padres – campanha pela criação do Parque Nacional” que mostra a importância do Campo dos Padres, solicita a criação do Parque Nacional dos Campo dos Padres e denuncia a grave ameaça representada pela proposta do complexo eólico Serra Azul, que quer instalar 240 aerogeradores na área.

Foi criada também uma petição no Avaaz, a ser enviada ao Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e ao Presidente do ICMBio, Rômulo Mello. Assine você também a petição: CRIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DO CAMPO DOS PADRES JÁ!

Por que o Campo dos Padres é tão especial e precisa virar Parque Nacional?

É no Campo dos Padres que ficam os pontos culminantes do estado de Santa Catarina, sendo o Morro da Boa Vista, com seus 1827 metros, o ponto mais alto. Ele abriga inúmeras espécies ameaçadas de extinção como o xaxim-bugio, a imbuia, o pinheiro-brasileiro e animais como o puma e o papagaio-do-peito-roxo.

De um lado, nos vales e escarpas da Serra Geral, está a Floresta Densa. Nas chapadas, formadas a partir da ruptura do terreno, e nos pontos mais altos, encontra-se os campos naturais. Nos locais de grande altitude e nebulosidade, temos as Matas Nebulares. Nas depressões do terreno, locais de antigos lagos, surgem as turfeiras, habitat particular de diversas espécies. Já nos vales mais protegidos dos ventos e do frio, a vegetação florestal se desenvolve melhor, formando as típicas Florestas com Araucárias.

No Campo dos Padres existem inúmeras nascentes, contribuindo para a formação dos rios Canoas, Itajaí e Tubarão. Rios de água cristalina, formando belas cachoeiras, descem por cânions e vales profundos, criando paisagens de grande beleza. Suas águas abastecem a população das cidades próximas e contribuem com três das principais bacias hidrográficas do estado.

O Campo dos Padres é Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, um dos mais ameaçados em todo o mundo. A região já foi estudada visando a criação de um Parque Nacional. O processo para a criação do Parque Nacional do Campo do Padres está pronto desde 2008. A não criação desta Unidade de Conservação pelo Governo Federal, está deixando a região vulnerável à destruição.

Confira o vídeo elaborado pelo Ministério do Meio ambiente para susbsidiar as consultas públicas realizadas em dezembro de 2006.

Fonte: APREMAVI

Compartilhe nas redes:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •