visita à RPPN Grande Floresta das Araucárias.....DSC01707

Projeto Charão visita a RPPN Grande Floresta das Araucárias

Durante o período de 30 de janeiro a 01 de fevereiro o Projeto Charão, programa de pesquisa e educação ambiental voltado à preservação da vida silvestre, conduzido pelos Amigos do Meio Ambiente (AMA) de Carazinho/RS e pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo, realizou uma visita à RPPN Grande Floresta das Araucárias. O objetivo da visita foi conhecer a propriedade e estabelecer uma possível parceria entre a RPPN Grande Floresta das Araucárias e o Projeto Charão (AMA/ICB-UPF).  A  expedição foi muito produtiva, pois a equipe constatou a ocorrência do papagaio-de-peito-roxo, espécie que apresenta um pouco mais de 3.000 papagaios em todo o mundo.

A  área que compreende a RPPN Grande Floresta das Araucárias é de extrema importância para a reprodução do papagaio-de-peito-roxo no sudeste do estado de Santa Catarina. Esta espécie é residente para este estado e está ameaçada de extinção na categoria em perigo. Um dos motivos que levou a ameaça desta espécie foi à perda de hábitat que anteriormente ocorria e a captura de filhotes ainda nos ninhos. Desta forma, todos os esforços aplicados na conservação da espécie são de extrema importância.

Durante a expedição a campo, foi possível constatar, pelo comportamento dos papagaios, que alguns casais estavam em atividades de reprodução. Assim, a importância de manter na propriedade a proteção das árvores velhas, pois elas oferecem as cavidades que constituirão o local para os ninhos do papagaio-de-peito-roxo. A presença do papagaio-de-peito-roxo na área foi verificada tanto pela manhã como no final do dia. Pelo comportamento dos casais associado ao ciclo biológico, fica evidenciado que a espécie utiliza a área também como dormitório-coletivo. Este evento reforça a necessidade do Projeto Charão incluir esta propriedade como local de pesquisa para o monitoramento desta população.

A RPPN Grandes Floresta das Araucárias está se capacitando para a oferta de cursos e oficinas na área ambiental para a sociedade local e regional. Na ocasião foram deixados folders do papagaio-charão e do papagaio-de-peito-roxo para os funcionários para serem utilizados nas atividades educativas. A preservação da área total da fazenda pelo exemplo das proprietárias que não permitem a entrada de caçadores e de traficantes da fauna silvestre será um grande somatório de esforços para a conservação do papagaio-de-peito-roxo. Possivelmente o papagaio-charão também possa usufruir dos recursos alimentares, como a oferta de sementes de pinhão na área. Não muito distante dalí, cerca de 50 km em linha reta, reúne-se toda a população conhecida de A. pretrei (papagaio-charão) durante o período de março a junho/julho. Sem dúvida, será um grande ganho para a conservação o envolvimento desta propriedade nas atividades desenvolvidas pelo Projeto Charão.

O comprometimento e o envolvimento das proprietárias desta unidade de conservação podem servir como exemplo aos proprietários de terras na área de entorno da RPPN para deixarem na floresta as árvores velhas e mortas que possuam cavidades para a nidificação dos papagaios. A proteção dos 7.000 ha da propriedade é muito significativa para a conservação dos papagaios-de-peito-roxo e para o papagaio-charão.

DSC01632 visita à RPPN Grande Floresta das Araucárias.....DSC01692
visita à RPPN Grande Floresta das Araucárias.....IMG8615 visita à RPPN Grande Floresta das Araucárias.....DSC01707

 

Compartilhe nas redes:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •