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Projeto de Educação Ambiental da RPPN Chácara Edith em Brusque/SC

A RPPN Chácara Edith em Brusque/SC, desenvolve um projeto de Educação Ambiental em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente que atende alunos da rede estadual, particular, universitários e grupos de estudos, através de visitas monitoradas pelas biólogas da prefeitura;  é o projeto “Trilhas da Chácara Edith”. Dentre as diversas atividades desenvolvidas destacam-se: confecção da carteirinha de agente ambiental, montagem de composteira, registro da biodiversidade, trilha ecológica, horta suspensa, montagem de pegadas, armadilhas fotográficas, montagem de bromeliário e montagem de herbário. 

PROJETO – TRILHAS DA CHÁCARA EDITH

O Projeto “Trilhas da Chácara Edith” é desenvolvido através de uma parceria entre a RPPN Chácara Edith, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Brusque e a Fundação do Meio Ambiente (FUNDEMA).  O foco principal do projeto é o atendimento de alunos da rede municipal que estão cursando o 6° ano do ensino fundamental. Durante o ano esses alunos realizam duas visitas à RPPN Chácara Edith, na primeira participam de uma oficina sobre a flora da Mata Atlântica, e na segunda etapa do projeto, os alunos tem a oportunidade de conhecer a fauna desse bioma, em especial os animais que habitam a RPPN. Segue abaixo a descrição das atividades desenvolvidas com os alunos do 6° ano.

  • Visita – Flora:

Realizada no primeiro semestre. Na primeira visita à RPPN, os alunos participam de uma palestra (imagem 1), onde são abordados temas como: apresentação dos diferentes biomas brasileiros, com enfoque no bioma Mata Atlântica – caracterizando-a no estado de Santa Catarina; a importância da biodiversidade e preservação; importância dos diversos recursos obtidos da natureza; o surgimento da RPPN Chácara Edith e seus dados gerais; ameaças à conservação como o desmatamento e a caça ilegal, relacionando as consequências destas ações antrópicas no equilíbrio ambiental; apresentação de algumas espécies importantes que ocorrem na RPPN. Após a palestra os alunos são guiados pela trilha (imagem2) , onde são realizados diversos pontos de parada que abordam desde a flora nativa, impactos ambientais e uma parada em uma das 22 nascentes que ocorrem na RPPN.

palestra Chácara Edith

Imagem 1: Palestra realizada com os alunos.

 

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  • Visita – Fauna:

Realizada no segundo semestre. Nesta visita, os alunos retornam à Chácara Edith com o objetivo de conhecer mais sobre a fauna local. Primeiramente participam da palestra, onde são relembradas questões importantes como a atual situação do bioma Mata Atlântica e ameaças como a caça e sua relevância para o equilíbrio ambiental. Em seguida são apresentadas diversas espécies de invertebrados e vertebrados identificados na Chácara Edith através das pesquisas científicas, armadilhas fotográficas e vestígios como fezes e pegadas. As imagens e vídeos apresentados aos alunos são todos realizados dentro da RPPN. Depois da palestra, os alunos participam de duas oficinas dos animais: Na primeira oficina realizam a observação dos animais taxidermizados, disponibilizados pelo Laboratório de Taxidermia da FURB (Universidade Regional de Blumenau). Como a proximidade com a fauna em seu habitat natural nem sempre é possível, os animais taxidermizados vem suprir a curiosidade sobre as características de algumas espécies possibilitando um contato mais próximo por parte dos alunos. Na segunda oficina os alunos aprendem a identificar as pegadas dos animais, e em seguida é desenvolvido com eles as pegadas de gesso (imagem 3), que são doadas à escola e podem servir como material de apoio nas aulas de zoologia.

Imagem 3: Oficina das pegadas Oficina das pegadas

O objetivo das atividades desenvolvidas é oportunizar aos alunos o conhecimento da flora e fauna local, promovendo a compreensão dos problemas socioambientais, a compreensão dos serviços ambientais fortalecendo a educação ambiental do município, oportunizando assim aos alunos e a sociedade o convívio com a Mata Atlântica, propiciando o conhecimento das práticas sustentáveis e o reconhecimento do meio natural para a existência dos seres humanos. Segundo levantamento de dados realizado pela bióloga da prefeitura foi atendido 5.400 alunos e 400 professores, de junho de 2013 (início do projeto) a dezembro de 2014, os dados de 2015 ainda não foram computados.

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