100_1433

Reunião e entrevista com bióloga e escritora Cristina Santos

A RPPN Catarinense esteve reunida no dia 07 de julho de 2015 com a bióloga e escritora Cristina Santos que vai escrever o Guia de Educação Ambiental para as RPPN. Na ocasião foram tratados assuntos referentes ao projeto do Guia que será apresentado para a comissão do Fundo Socioambiental Casa da Caixa em um encontro que acontecerá em Brasília entre os dias 19 e 25 de julho; a escritora também concedeu uma breve entrevista onde falou um pouco de seu trabalho com educação ambiental e da parceria com a RPPN Catarinense.

Cristina Santos é bióloga, natural de Juiz de Fora, MG, mora em Florianópolis desde 1997. Mestre e doutora em Comportamento Animal pela Universidade de São Paulo, recebeu treinamento em pesquisa no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro e na University of Nebraska at Omaha, EUA. Entre 1988 a 2001 realizou pesquisas com abordagem na ecologia comportamental, comportamento social e conservação em diversas espécies de primatas da Mata Atlântica, como os micos-leões, saguis e o muriqui. Autora e coautora de vários artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais; coautora em capítulo do livro The Lion Tamarins of Brazil, publicado pela Smithsonian, que reúne resultados de 20 anos de pesquisas com os micos-leões da Mata Atlântica. Atualmente, escreve livros de divulgação científica para crianças e adultos, tendo publicado os seguintes livros pela Cortez editora:

Cada macaco com seu filhote (2007); O que dizem os animais (2010);  A vida secreta das formigas (2010); Um por todos, todos por um: a vida em grupo dos mamíferos (2011); Florianópolis a capital em uma ilha (2011);  A união faz a força: a vida das abelhas sociais (2014); Abecedário da Natureza Brasileira (2014); Eu produzo menos lixo! (2015).

Em 2010 publicou A Mata Atlântica na Ilha de Santa Catarina pela Lagoa Editora, um guia fotográfico de 100 espécies de fauna e flora. É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Educação Cerebral – Universidade Federal de Santa Catarina, onde desenvolve conteúdos para jogos eletrônicos educativos e livros digitais interativos.  Dentre eles destacam-se o jogo Mata Atlântica o bioma onde eu moro e o livro Conhecendo a natureza eu previno os desastres

Capa livro Cristina

Leia alguns itens da entrevista:

Como você vê a importância de trabalhar com a educação ambiental.

A educação é a base da formação do indivíduo, é um processo contínuo em que ao ensinar também aprendemos diariamente. Penso que, através das várias maneiras de fazer a educação ambiental, não atingimos apenas a infância, mas a todas as gerações que estejam buscando mudanças de atitudes para um futuro mais harmonioso para com todos os seres vivos, com a preservação e conservação das espécies. Mas acho também que é na infância que devemos estimular o convívio e a observação do mundo natural, é quando devemos alimentar a curiosidade e a reverência que as crianças naturalmente têm em relação aos animais e as plantas, ao que chamamos de biofilia.

Como você avalia a parceria com a RPPN Catarinense no projeto.

Estou feliz pela oportunidade de contribuir, através da preparação do guia, com o trabalho e os esforços de educação ambiental realizado pelos proprietários das RPPNs. Torço para que ao longo dos próximos meses, durante a preparação e aplicação do guia, possamos fortalecer essa rede de colaboração!

 

 

Compartilhe nas redes:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •