congresso

V CBRPPN em Florianópolis

O V Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural será realizado nos dias 26 a 29 de julho de 2018, na Sede da RPPN Morro das Aranhas, no Costão do Santinho Resort, Florianópolis – SC – Brasil. São previstos mais de 500 participantes, entre proprietários(a) e gestores de reservas, gestores públicos, representantes de organizações não governamentais, consultores de empresas, pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema.

O Congresso Brasileiro de RPPNs / CBRPPN é realizado desde 1996:

–  I CBRPPN – 1996 – Brasília/ DF – Realizado através de parcerias do IBAMA, IPN e da (JICA) – Cerca de 200 participantes.

– II CBRPPN – 2004 – Curitiba. 350 participantes –  Presença de representantes de 12 associações estaduais/regionais de RPPN

– III CBRPPN – 2007 – Ilhéus. 500 participantes. Presença de 12 presidentes de associações de RPPN. Elaboração da Carta de Ilhéus com propostas para o movimento RPPNista.

– IV CBRPPN – 2011 – Porto Alegre -250 Participantes – Realizado pela RPPN Charrua, SEMA e ICMBio.

O Congresso terá como resultado o fortalecimento das RPPNs, a mobilização dos seus proprietários(as) e a promoção da Conservação da Natureza em Terras privadas no Brasil.

OBJETIVOS DO CONGRESSO

Congregar os proprietários (as) de RPPN, dando-lhes a oportunidade de compartilhar experiências bem-sucedidas e dificuldades enfrentadas.

Superar a estimativa de 500 congressistas, dentre eles proprietários(as) e gestores de RPPN, estudantes, ambientalistas, técnicos e pessoas interessadas na Proteção e Sustentabilidade das RPPNS.

Oferecer aos proprietários de RPPN uma oportunidade para debaterem com especialistas de diversos setores sobre os principais temas relacionados à criação, gestão e implementação de RPPNs, a proteção e o futuro das RPPNs  e Rppnistas como Herdeiros do Planeta.

Fortalecer a articulação do movimento organizado de proprietários de RPPN e associações representativas, favorecendo o estabelecimento de estratégias comuns e prioritárias.

Divulgar para a sociedade a importância, a função e a contribuição das Reservas Particulares do Patrimônio Natural para a Conservação da Natureza.

Proporcionar o estabelecimento de parcerias que proporcionem o trabalho conjunto em prol da sustentabilidade das RPPN.

TEMAS ABORDADOS

Serão abordados os seguintes temas no V Congresso Brasileiro de RPPN:

– Políticas Governamentais;

– Políticas de Conservação;

– Capacitação de Recursos e Incentivos;

– Processos de Organização;

– Mecanismos Compensatórios;

– Sustentabilidade Econômica;

– Aspectos Jurídicos;

– Questões como ecoturismo, educação ambiental, pesquisas cientificas, serviços de pagamento ambiental, sustentabilidade ambiental, planejamento e manejo fazem parte do enfoque das discussões.

PORQUE PARTICIPAR

As RPPNs são uma das melhores alternativas para a ampliação das áreas protegidas no Brasil.

O Evento irá criar um ambiente de oportunidades para o fortalecimento da categoria, além de consolidar o movimento organizado de proprietários de RPPN e associações representativas, favorecendo o estabelecimento de estratégias comuns e prioritárias para o fortalecimento do segmento das RPPN.

Associar o nome de sua entidade à promoção de um evento vinculado a conservação ambiental do país, revela que sua instituição está a par dos mesmos propósitos.

A sociedade apoia esta iniciativa, prova disto, é o número de RPPN criadas em todo Brasil e as milhares de pessoas envolvidas com a causa, além das principais instituições ambientais governamentais e organizações Não Governamentais envolvidas.

Visite o SITE do CONGRESSO: www.vcbrppn.com