RPPN Volta Velha

DESCRIÇÃO

A RPPN Fazenda Palmital tem por objetivo a preservação de uma parcela dos recursos naturais de ecossistemas costeiros da planície litorânea do Sul do Brasil. Essa RPPN é atualmente a única unidade de conservação localizada no município de Itapoá-SC, município esse que ainda apresenta grande parte de seu território coberto por vegetação nativa. A Reserva Volta Velha é considerada como uma área piloto para conservação de ecossistemas dentro da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pelo fato de representar um dos poucos núcleos protegidos de floresta primária e secundária de planície costeira de Santa Catarina, composta basicamente de Floresta Atlântica de Terras Baixas e de formações pioneiras de influência fluvio-lacustre.

ATIVIDADES

Ecoturismo: A Reserva Volta Velha oferece atividades ecoturísticas de aventura que possibilitam a contemplação de toda exuberância da floresta local. O propósito do local é buscar promover a convivência equilibrada entre o homem e a natureza.

Eventos e hospedagem: De março a outubro hospeda grupos de até 45 pessoas, com refeições inclusas. Conta também com um salão de eventos, além de uma Oca Indígena para apresentações culturais. Nos meses de dezembro a fevereiro é aberta ao turismo, oferecendo hospedagem com café da manhã para famílias, e a possibilidade de participar do “Circuíto Expedição Mata Atlântica”, com as seguintes atividades: canoagem pelo Rio Saí Mirim, caminhadas em trilhas interpretativas, palestras sobre a cultura indígena brasileira e observação de aves.

Educação: O Volta Velha Centro de Educação ao Ar-Livre tem um programa de 3 dias com alunos do ensino fundamental através da parceria com a Associação de Defesa e Educação Ambiental – ADEA e o Glen Helen Outdoor Education Center, Antioch University. O Programa de Educação Ambiental “Viaflora: Viagens Educativas a Floresta Atlântica” (com visitações de um, dois e três dias) é um opcional para as escolas, e ocorre de março a outubro.

Pesquisa: 19 anos de trabalhos de pesquisa com a execução de TCCs e teses de mestrado e doutorado da UFPR, UFPR, UEL, UNIVILLE e Antioch University.

Programa Viagens Educativas à Floresta Atlântica – Via Flora – 2015!!

Destinado a grupos interessados em conhecer, perceber e vivenciar como são as relações na natureza e com a natureza. Através de trilhas, palestras e contato com a cultura indígena brasileira visa despertar um sentido de integração socioambiental e cultural nos participantes, levando a  aquisição de conhecimento e sensibilização frente aos temas abordados. Este programa atende, também, às necessidades curriculares de jovens do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com base no currículo proposto pelos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais, do MEC – Ministério da Educação e Cultura e seus temas transversais.

As atividades propostas têm as seguintes temáticas:

  • Resgate e Difusão da Cultura Indígena: Acesso à cultura indígena, por meio do contato direto com com Yawaritsawa Trumai Waurá, (índio brasileiro do Alto Xingú-MT), que através de um bate papo na Oca Indígena,fala das tradições,  danças, histórias,  idiomas e os costumes desses povos;
  • Reconhecimento de Fauna: Contato com o mundo dos animais silvestres, descobrindo seus hábitos e buscando vestígios para a identificação dos diferentes espécies , durante o percurso nas trilhas no interior da mata , com coleta de pegadas;
  • Conservação Ambiental: Palestra sobre as comunidades florestais, dinâmicas das formações das planícies costeiras da Mata Atlântica, Unidades de Conservação e Características específicas da RPPN Fazenda Palmital- Reserva Volta Velha;
  •   Trilha do Sambaqui Volta Velha II:  observação de um sítio arqueológico sambaqui;
  • Trilha Noturna (sentidos), buscando experimentar a mata durante a noite e os diferentes aspectos que se apresentam .

O programa Via Flora está fortemente ligado ao currículo formal de ciências naturais, assim sendo ocorre juntamente com o ano escolar, do mês de abril ao mês de outubro, podendo ser realizado durante a semana ou nos finais de semana. Possui um número mínimo de 20 participantes. Apresenta duas modalidades:

  • Programa Via Flora A – com duração de uma noite e um dias de atividades
  • Programa Via Flora B – visitação, com duração de um dia de atividades .Além disso, oferecemos a possibilidade de Canoagem, para observação de diversos aspectos geológicos do Rio Saí Mirim.

Para maiores informações sobre os Programas entre em contato:  contato@reservavoltavelha.com.br

 

 



Localização

Itapoá - SC

Área

586 ha

Criação

29/05/1992

Proprietário

Natanoel Machado e Arnolda Machado

Site

www.reservavoltavelha.com.br

Contato

Responsável: Ana Maria Machado
Endereço: R. Emanuel Vieira Garcia, 1000, Bairro Balneário Paese
Itapoá -SC - Caixa Postal 47
Telefone: (47) 8854-4780
Email: contato@reservavoltavelha.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/reservavoltavelha

Mapa