RPPN Prima Luna

Atividades desenvolvidas: Conservação, Pesquisa e Educação Ambiental

A RPPN Prima Luna está situada na localidade de Alto Silva, município de Nova Trento, com altitudes que variam de cerca 600 a 1148 metros. A área total da propriedade é de 201,3 hectares, formando com o entorno, um importante maciço florestal, que abriga inúmeras espécies de anfíbios, répteis, aves e mamíferos, dentre as quais, espécies que estão na lista das ameaçadas de extinção.

A região é limítrofe da Reserva Biológica Estadual da Canela Preta formando um importante corredor ecológico com o Parque Nacional da Serra do Itajaí. Em conjunto, essas áreas são de extrema importância, pela sua riquíssima diversidade de ecossistemas e por originarem incontáveis nascentes e córregos que alimentam rios em que são captadas as águas para abastecimento de inúmeros municípios.

 

A cobertura florestal caracteriza-se por floresta Ombrófila Densa, Montana e Alto Montana. Há ali, vegetação primária em locais de maior altitude, e também secundária, em estágios médio e avançado de sucessão vegetal, nas áreas menos elevadas.

Há poucos anos, a anta, habitava o local. O puma, suçuarana ou onça parda, ainda persiste ali, tendo sido observado através de fotos por meio de armadilha fotográfica e pegadas. O porco do mato ou queixada, foi extinto do local, persistindo o cateto.



Localização

Nova Trento, SC.

Área

100 ha

Criação

13/09/2001

Proprietário

Valentim Camilo Casset

Contato

Telefone: (48) 3267 0251/8819 2294/ 3267 0714
E-mail: primaluna.valentim@gmail.com