RPPN Florescer

DESCRIÇÃO

A RPPN Florescer, com 155 hectares, foi constituída em 2012 pela Associação Florescer e encontra-se inserida dentro de uma ecovila. Sua gestão é compartilhada entre os associados eleitos em Assembleia.

A RPPN FLORESCER está situada na região do Rio dos Bugres, Município de Urubici/SC, nas proximidades do sítio arqueológico denominado Caverna do Rio dos Bugres. A área contém várias nascentes, quedas de água, incluindo cachoeira com mais de 100 metros de altura, além da presença significativa de pinheiros brasileiros (Araucaria angustifolia) e florestas de xaxins (Dicksonia sellowiana) cuja maioria ultrapassa dois metros de altura, além de outros exemplares notáveis da fauna e da flora.

A RPPN se situa na encosta do Campo dos Padres, sendo uma localidade de geografia exuberante, com superfícies planas e montanhosas. As nascentes do terreno são formadoras do Rio dos Bugres e do Rio Canoas (que vem a ser um dos formadores do Rio Uruguai). Estes rios, assim como outros da região do Campo dos Padres, são beneficiários do extravasamento de água do Aquífero Guarani.

Importante destacar que a Ecovila se encontra a jusante da RPPN, ou seja, nenhuma atividade desenvolvida na Ecovila produz impacto nas nascentes, ou nos córregos do interior da reserva. Não só isso, mas também imperativo destacar que todas as unidades da Ecovila possuem sistema de tratamento de esgoto.

No total são 14 famílias integrantes da Associação (proprietária da área) atualmente. Ao todo, a Ecovila possui, incluindo a RPPN, 259 hectares.

Dentro deste contexto, a RPPN fica em área limítrofe do Centro de Vivências e Pousada, áreas de proteção da Ecovila Florescer e estrada de acesso à vila de casas.

Dos 104,5 hectares da Ecovila, 10 hectares são usados como área de plantio e pastagens, 5,2 hectares como área destinada às casas, 1,2 hectares do Centro de Vivências e Pousada (de propriedade de Danilo Martinelli Pitta e Fernanda Otto da Fonseca Pitta), 36,2 hectares como área de preservação permanente e 51,9 hectares de área de reserva legal.

ATIVIDADES

As atividades desenvolvidas na Ecovila são: plantio orgânico de hortaliças, frutas, plantas medicinais nativas e ervas aromáticas, produção de mudas nativas, recuperação da mata ciliar nas áreas desmatadas pelo proprietário anterior, plantio manejado de árvores para consumo de lenha, atividades educacionais e vivenciais no Centro de Vivências e Pousada, além de visitação contemplativa na RPPN Florescer.

As atividades educacionais e vivenciais realizadas no Centro são desenvolvidas, em geral por 4 a 5 dias com público externo, vindo de várias áreas do Brasil, principalmente sul e sudeste. Normalmente são grupos de 15 a 20 pessoas. A programação dos cursos e eventos do Centro incluem, entre outras atividades, caminhadas na área da RPPN Florescer (Trilha Ananda) e caminhadas contemplativas em outras trilhas e estrada da Ecovila Florescer.

INFORMAÇÕES RELEVANTES

Gestão da RPPN Florescer

A administração da RPPN Florescer é realizada pela Associação Florescer, tendo um representante específico, votado em assembleia, responsável pela gestão da mesma.

A gestão comunitária é um dos preceitos da Associação Florescer, por conta disto, todos associados com disponibilidade auxiliam nas tarefas necessárias e mais urgentes, colaborando com o associado representante administrativo da RPPN.

A Gestão da Ecovila como um todo segue os princípios normativos das comunidades sustentáveis da ONU, princípios estes estabelecidos no Brasil mediante o programa implementado pela Rede Gaia, ligado ao Instituto de Pesquisa da ONU e à Ecovila de Findhorn. Neste sentido, a liderança é participativa, compartilhada e por democracia profunda.

São realizadas cotidianamente tarefas de manutenção de cercas e divisas, manutenção de redes de coleta, conservação e distribuição de água em algumas nascentes, para atendimento da pequena população dos Associados da Ecovila Florescer.

A Ecovila e a RPPN são sustentadas financeiramente com a ajuda mensal de seus associados. A doação mensal dos associados permite o pagamento de um funcionário em meio período e gastos com manutenção, principalmente com gasolina para roçadeira e consertos da estrada. A sustentabilidade social da Ecovila e da RPPN é dada pelo trabalho comunitário de seus associados, sendo todos responsáveis por cuidar, manter e informar a população externa dos benefícios e importância da preservação do ecossistema local. O conselho gestor é responsável pela administração e cumprimento do Estatuto, porém todos os associados auxiliam nas tarefas necessárias e mais urgentes.

O que são ecovilas?

Ecovilas são assentamentos humanos, rurais ou urbanos, que buscam a criação de modelos de vida sustentável. Elas surgem de acordo com as características de suas próprias biorregiões e englobam tipicamente quatro dimensões: a social, a ecológica, a cultural e a espiritual, combinadas numa abordagem que estimula o desenvolvimento comunitário e pessoal. O modelo de Ecovila tem proposto soluções viáveis para erradicação da pobreza e da degradação do meio-ambiente e combina um contexto de apoio sociocultural com um estilo de vida de baixo impacto.

O que é sustentado numa Ecovila não é o crescimento econômico ou o desenvolvimento, mas toda a rede de vida da qual depende nossa sobrevivência futura de longo prazo. Uma Ecovila é programada de tal maneira que os negócios, as estruturas físicas e tecnológicas não interfiram com a habilidade inerente à natureza de manter a vida. Um dos princípios fundamentais do modelo é não tirar da Terra mais do que podemos devolver a ela, conceito inerente ao programa Carbono Neutro. E assim o fazendo, potencialmente, a comunidade pode continuar indefinidamente. O conceito de Ecovila tem sido promovido e implementado por grupos espalhados pelo planeta, muitas vezes com recursos limitados e mínimo apoio institucional ou governamental. Estes grupos demonstram exemplos viáveis de vida autossustentada, modelos positivos traduzidos em realidade, para que outros grupos e indivíduos possam aprender, e inspirar-se onde o sucesso já foi alcançado. Exemplos de Ecovilas de sucesso são Auroville, na Índia, e Findhorn, na Escócia.

A Ecovila Florescer tem como princípio básico a vida comunitária. A propriedade é compartilhada, de propriedade da Associação Florescer, e não existem escriturações de lotes individuais. A Associação é formada por um conselho que é cuidador da Ecovila. As decisões mais importantes são tomadas por democracia profunda, ou seja, se algum associado não concorda com a decisão, procuramos ajustar o caminho, até que todos estejam satisfeitos com as decisões tomadas. A gestão é conduzida segundo o conceito de liderança participativa.

A Ecovila Florescer tem procurado basear seus princípios dentro de um conceito de Ecovila, conforme preconizado pela ONU, e não de condomínio rural. Entretanto, tem um grande desafio diário: lidar com um pensamento ainda enraizado no social, da separação entre o Meu e o Nosso.

Acreditamos que o maior desafio dentro das comunidades existentes no mundo são as relações sociais. Ainda o ser humano tem uma tendência ao autocentramento, o que dificulta um olhar para o que é “comum a todos”. Este é o grande desafio e o grande aprendizado para aqueles que se propõe viver em comunidade.

A Ecovila Florescer se divide em: área da vila de casas, área de pastagem e plantio, área de pomar, área da horta da vila, áreas de proteção, área da RPPN Florescer e Centro de Vivências e Pousada.

Localização

Estrada Geral do Rio dos Bugres, km 8,5 - Urubici - SC

Área

155,15 ha

Criação

06/07/2012

Proprietário

Danilo Martinelli Pitta / Associação Florescer

Site

www.florescer.eco.br

Contato

florescer@florescer.eco.br
(48) 99162.0449
celular e whatsapp